skip to Main Content
5 Dicas Para Montar Um Plano De Negócios De Sucesso!

5 dicas para montar um plano de negócios de sucesso!

O planejamento é crucial para todas as atividades que praticamos na vida e se torna ainda mais crucial quando se trata de um passo tão importante como elaborar um plano de negócios. 

Mas você sabia que o plano de negócios não se trata apenas de uma ideia, mas sim de um documento onde você detalha o passo a passo do que a sua empresa precisa para alcançar bons resultados?

Continue a leitura para descobrir o que é, além de ótimas dicas de como fazer um bom plano de negócios.

O que é plano de negócios?

O plano de negócios é um projeto para o futuro da sua empresa. Ele basicamente trata das metas da sua empresa e detalha todo o caminho a percorrer para chegar até esses objetivos. 

Com esse documento, você pode prever as possíveis falhas que o seu negócio pode ter. E sendo assim, pode consertar essas falhas antes mesmo que aconteçam, como forma de precaução.

O que deve ter em um plano de negócios?

Para um plano de negócios completo, você precisa detalhar minimamente a sua empresa informando qual é a atividade que ela exerce, em qual ramo se encaixa, seus propósitos nesse setor, entre outros fatores. Muitas informações importam para esse documento, como, por exemplo:

  • Visão, missão e os valores da empresa;
  • Estudar quem pode ser o seu consumidor e quem será seu público-alvo;
  • Plano de marketing;
  • Planejamento financeiro;
  • Fornecedores;
  • Concorrência;
  • Localização do seu empreendimento;
  • e como vai atuar o processo operacional.

Como elaborar um plano de negócios? 

Agora que você já sabe o que é esse documento e o que ele precisa para estar completo, fica mais fácil de organizar as ideias para colocá-las em prática. Ainda assim, é necessário atenção aos detalhes que podem mudar completamente o sucesso que o seu empreendimento pode ter. Veja 5 dicas que vão ajudar você a entender como fazer um plano de negócios:

Confira Nossos ServiÇos Min (1) - Contabilidade em Florianópolis - SC | Audicor Auditoria e Contabilidade

1. Faça um checklist de todas as informações necessárias

Pode parecer bobagem, mas passar a ideia para o papel muitas vezes não é tão simples. Sempre podemos deixar escapar um detalhe mínimo. Por isso, é interessante criar um checklist. Ele vai te ajudar a organizar as ideias e não esquecer de todos os passos fundamentais para a elaboração de um bom plano de negócios citados acima. 

2. Se atende a localização do seu empreendimento

Se o seu empreendimento for uma loja física, é muito importante decidir o local onde ele vai estar. Isso por que, o local se torna o pivô para determinar outros pontos importantes. Se você tem um ponto fixo, você pode estudar seus clientes, concorrentes e fornecedores mais viáveis. 

As pessoas que passam perto daquele ponto podem se tornar possíveis clientes. Os concorrentes próximos a sua localização podem ser estudados, e você pode estudar a logística dos melhores fornecedores para aquele local.

3. Faça uma análise do mercado

Estude suas ideias. Procure saber como anda o mercado voltado ao seu empreendimento. Esse pode ser um diferencial na hora do financeiro. Se atentar as tendências do mercado e se atualizar na medida que forem surgindo novas tendências podem mudar o rumo de todo o seu plano de negócio. Por isso, é importante fazer esse acompanhamento.

4. Utilize de aplicativos para a elaboração

Existem ótimos aplicativos que podem te ajudar a construir um plano de negócios. Uma boa indicação é o aplicativo de plano de negócios Sebrae, o Canvas, que estimula a criação de modelos de negócios.

5. Fontes confiáveis

Ao buscar informações sobre o mercado, é sempre importante se atentar a quem passa essas informações. Fontes que não são confiáveis podem atrapalhar não só a criação do seu plano, mas também a execução. Fique atento e busque sempre especialistas indicados para a área.

Se precisar de ajuda para montar o seu plano de negócios, principalmente em relação aos aspectos tributários, contábeis e financeiros, que são primordiais em caso da necessidade de investimento anjo, por exemplo, entre em contato com a gente! 

Podemos te ajudar!

Back To Top
Open chat