skip to Main Content
Aprenda A Como Abrir Seu Escritório De Advocacia Com Essas 5 Dicas, Para Ser Bem-sucedido

Aprenda a como abrir seu escritório de advocacia com essas 5 dicas, para ser bem-sucedido

Advocacia é uma profissão muito antiga e tradicional, que desperta assim, o interesse de muitas pessoas. Uma das possibilidades de quem opta por cursar direito, ao final do curso, é ter o próprio negócio, isto é, abrir um escritório de advocacia. 

Apesar de todas as vantagens, esse caminho pode ser bem desafiador. Se você tem vontade de abrir um escritório de advocacia próprio, mas não sabe por onde começar, continue acompanhando o artigo para descobrir! 

1. Faça uma análise do mercado

Antes de abrir qualquer tipo de empreendimento, entretanto, é fundamental analisar o mercado onde pretende atuar. Esse momento é muito importante para verificar assim, a demanda dos serviços advocatícios na região em que pretende trabalhar, como anda a concorrência na localidade e então, os percentuais de honorários praticados sobre os resultados das causas. Além disso, é essencial analisar o perfil dos clientes, a economia, se a especialidade tem muita demanda, entre outros fatores. 

Desse modo, a análise de mercado é imprescindível para saber se é ou não viável então, abrir um escritório de advocacia neste momento. Caso a resposta positiva, o estudo também é útil para que oportunidades e nichos de atuação sejam encontrados. 

2. Defina a sua área de atuação 

Depois de realizar a análise de mercado e o perfil dos concorrentes às demandas do setor na região não vão ser mais segredo. Considerando os dados e, é claro, a sua experiência, é chegado o momento de definir assim, em que segmento do mercado o escritório irá focar. A escolha é fundamental para concluir outros passos relevantes, como a estratégia de marketing para atração do público-alvo.

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade em Florianópolis - SC | Audicor Auditoria e Contabilidade

3. Decida questões estruturais 

Para abrir um escritório de advocacia, serão necessários investimentos estruturais e é preciso assim, que eles sejam bem planejados. Depois de definir a área de atuação e conhecer o perfil dos clientes, saber quais itens precisam ser comprados então, se torna mais fácil. Neste momento, também é válido buscar uma localização interessante e verificar o valor das locações na região. 

Também é relevante decidir se o escritório será aberto apenas por você ou em sociedade, essa questão é primordial para definir o tipo de Personalidade Jurídica que será aberta, verificar a quantidade de móveis que será comprada, o capital inicial, entre outros fatores. 

4. Invista em marketing jurídico

Criar uma boa identidade visual, ter um site funcional e perfis nas redes sociais, são algumas formas de atrair e fidelizar mais clientes. Estratégias de marketing jurídico são bem-vindas, mas é também essencial considerar as regras impostas pelo Código de Ética. contar com especialistas nesta hora é condição “sine qua non” para advogados que desejam ser muito bem-sucedidos.

5. Contrate um contador

Se a ideia é abrir um escritório de advocacia, é muito válido contratar um contador para realizar os procedimentos necessários para essa abertura. Entre outras funções, o profissional será útil para ajudar você a escolher o regime tributário menos oneroso, o tipo societário ou natureza jurídica, registros necessários, obrigações acessórias etc. 

Essas dicas sobre abrir um escritório de advocacia foram úteis para você? 

Como vimos, existem muitas tarefas a serem executadas antes da abertura do escritório. Para tornar o processo mais simples, é essencial se cercar de profissionais especializados e fazer tudo com muito planejamento. 

Quer abrir seu escritório de advocacia agora? Fale com um de nossos especialistas!

Quero Agendar Uma Reunião - Contabilidade em Florianópolis - SC | Audicor Auditoria e Contabilidade

Aproveite para nos seguir nas redes sociais! 

Back To Top
Open chat