Ícone do site Audicor – Auditoria e Contabilidade

Como definir honorários advocatícios justos e atrair clientes?

Tabela De Honorários Advocatícios Como Definir Valores Justos E Atrair Mais Clientes - Contabilidade em Florianópolis - SC | Audicor Auditoria e Contabilidade

Atualizado em junho de 2023

Cobrança de honorários advocatícios: como precificar de forma justa e ter uma tabela de valores atrativos?

Aprenda a definir valores justos para os seus honorários advocatícios e se destaque no mercado, atraindo mais clientes para o seu escritório.

Quando se fala em cobrança de honorários advocatícios, você sabe qual o valor justo a ser cobrado? 

Honorário significa “hora” e “honra”, ou seja, o valor recebido por hora de trabalho. Logo, os honorários seriam definidos apenas com base na hora? Não é bem assim!

A definição dos valores praticados no Direito é uma questão constante para os advogados, sejam eles veteranos, recém-formados ou em início de carreira. É necessário analisar diversos fatores para se chegar a valores justos e atrativos.

Por isso, neste artigo, vamos explorar os diferentes tipos de honorários advocatícios e discutir como definir valores. Confira!

O que são honorários advocatícios?

Os honorários advocatícios referem-se basicamente à remuneração recebida pelos advogados. Ou seja, é o pagamento recebido pelos serviços prestados por esses profissionais.

Tipos de honorários advocatícios

Existem três tipos principais de honorários advocatícios, eles são:

São pagos pela parte perdedora. Geralmente, esses honorários correspondem de 10% a 20% do valor da condenação, sendo estabelecidos pelo juiz com base nas regras vigentes. 

Além disso, o trabalho do advogado é avaliado para a definição dos valores.

O valor dos honorários é definido por meio de um contrato entre o advogado e o cliente. 

Pode ser um valor fixo desde o início do processo, um valor mensal enquanto o processo estiver em andamento ou um valor a ser pago ao final, condicionado ao sucesso do processo. 

Quando não há acordo prévio entre o advogado e o cliente ou quando há divergências após o acordo verbal, é possível recorrer aos honorários arbitrados judicialmente. 

Um juiz analisará o caso e estipulará o valor dos honorários com base em seu entendimento sobre o trabalho realizado.

Aumente seus conhecimentos sobre os honorários advocatícios com as postagens a seguir:

Quais fatores devem ser considerados na precificação dos honorários?

Definir os honorários advocatícios não é uma tarefa simples. É necessário considerar diversos fatores antes de estabelecer um preço definitivo, por isso, separamos algumas dicas.

Posso usar a tabela da OAB para precificar meus honorários?

A tabela de honorários advocatícios da OAB é uma referência útil para que os advogados garantam que sua remuneração permaneça justa e efetiva.

No entanto, não é recomendável adotar cegamente os valores sugeridos pela tabela, sem considerar as condições financeiras específicas do seu escritório.

Defina os seus honorários sem erros com o apoio da Audicor Auditoria e Contabilidade!

É imperativo ter um contador especializado no setor jurídico para fornecer a melhor orientação para a sua profissão e o suporte financeiro do escritório de advocacia. 

Por isso, a Audicor trabalha com especialistas em Contabilidade para Advogados!

Sem manter um equilíbrio entre as despesas e as receitas, a lucratividade do escritório pode enfrentar graves riscos e perdas.

Mas, com o nosso apoio, você pode precificar e aproveitar o melhor de uma precificação estratégica: preços bons para o seu escritório e atrativos para os seus clientes.

Não hesite em entrar em contato conosco para obter mais assistência!

PRESSIONE AQUI E FALE COM OS NOSSOS ESPECIALISTAS PARA UMA PRECIFICAÇÃO JUSTA E ATRATIVA!

5/5 - (1 voto)
Sair da versão mobile