Índice
Descubra agora como fazer a segurança no local de trabalho doméstico
Confira as nossas dicas de como fazer a segurança no local de trabalho doméstico
A segurança no local de trabalho doméstico é um direito do trabalhador e um dever do contratante.
Nesse caso, cabe ao empregador doméstico providenciar ao seu colaborador um melhor ambiente que seja acessível e seguro com as melhores condições possíveis.
Além de pensar na segurança do ambiente, precisa oferecer EPI e ferramentas corretas de trabalho como botas, luvas, vassouras, esponjas, roupas de proteção, máscara, entre outros equipamentos e utensílios.
Neste artigo, falaremos mais a respeito da importância desse tipo de segurança e como aplicá-la de forma correta. Confira!
Segurança no local de trabalho doméstico
Pode ainda existir a demanda do empregado para preservar a sua saúde perante riscos químicos e biológicos, o que pode exigir maior nível de proteção.
Além dos equipamentos e ferramentas adequadas, é importante orientar o colaborador a respeito de sua postura corporal, nível de exposição em um determinado local, como no processo de limpeza dos vidros da janela, dentre outras atividades, como forma de evitar a atividade inadequada.
Por outro lado, o contratante precisa procurar contratar profissionais qualificados que de fato possam prezar pela segurança e pelo zelo do ambiente, sabendo ainda manusear produtos de limpeza e os equipamentos de proteção.
A importância dos EPIs
O EPI é uma sigla que significa “Equipamento de Proteção de Individual” e deve ser usada não somente pelos trabalhadores de uma construção civil ou reforma arquitetônica, mas também por colaboradores e prestadores de serviços em nível doméstico.
No ambiente doméstico, podemos considerar como EPI o calçado adequado para evitar escorregões e fissuras no solado, luvas, capacetes em casos especiais, máscaras em caso de manuseio de ceras ou líquidos de limpeza mais profunda, dentre outros.
A seguir, apresentamos as principais dicas mais adequadas para a segurança no local de trabalho que podem ser seguidas de forma simples e inteligente.
1 – Habilidade adequada
É importante que o profissional doméstico realize as tarefas que de fato sejam de sua verdadeira competência, principalmente, quando falamos na manipulação de produtos químicos de nível perigoso ou até mesmo quando há a necessidade de realizar trabalhos em locais de riscos, como em pontos de altura de janelas e sacadas, por exemplo.
2 – Manutenção das áreas de acesso
Em relação ao ambiente, é importante que o contratante ou empregador tenha atenção às áreas de acesso como portas e janelas. Independente se elas precisam ser limpas ou não, é importante manter a manutenção em dia de janelas que fecham sob pressão e das portas como forma de evitar acidentes inesperados.
3 – Evite facas e objetos pontudos
É orientado evitar exposição desnecessária às facas e demais objetos como pontas que possam oferecer riscos aos cozinheiros, faxineiros e auxiliar geral no ambiente da cozinha, área de serviço ou qualquer cômodo da casa.
4 – Ofereça luvas
Independente da atividade ou função, ofereça sempre o uso de luvas, seja para a limpeza envolvendo produtos químicos ou sabão, ou para o manuseio na cozinha de objetos ou superfícies aquecidas ou muito resfriadas.
5 – Atenção com a rede elétrica
O contratante precisa evitar fazer gambiarras na sua rede elétrica, principalmente em equipamentos ou em eletrodomésticos. Sempre oriente o colaborador a ligar o equipamento diretamente na tomada.
6 – Atenção com as superfícies
O empregador ou contratante deve revisar as condições das superfícies, evite sempre o uso exagerado de tapetes ou que não tenham a base antiderrapante.
7 – Oriente sobre todos os riscos
É importante treinar ou comunicar sobre os possíveis riscos existentes em todos os cômodos da casa ou apartamento e tenha sempre os ouvidos abertos para escutar sobre as limitações de cada trabalhador.
A legislação em relação à EPI
Sabemos que, segundo a legislação, o uso do EPI é obrigatório para proteger o trabalhador de diferentes tipos de riscos físicos, químicos e biológicos.
A utilização do EPI é obrigatória para eliminar todos os riscos, lembrando que os trabalhadores domésticos podem ser expostos a aparelhos que geram ruídos, uso de produtos de limpeza que oferecem fortes odores além de substâncias tóxicas.
De todo modo, ao pensar na segurança no local de trabalho, devemos pensar que os colaboradores no ambiente doméstico podem estar o tempo todo em contato com produtos ou situações nocivas à saúde e à segurança como um todo.
Nesses casos, a legislação orienta que os profissionais de limpeza e manutenção, seja no ambiente corporativo ou doméstico de trabalho recebam os EPI’s adequados para a execução de suas tarefas, podendo o contratante ter de pagar multas em caso de desobediência nesse quesito de segurança.
Na prática, quando um EPI é oferecido pelo empregador, o equipamento não pode ser cobrado e não pode ser descontado do salário mensal do trabalhador. Ao mesmo tempo, cada equipamento de proteção individual e coletiva deve estar em perfeito estado.
Deveres básicos do empregador
Seja o empregador ou contratante, é um dever básico e obrigatório oferecer o melhor ambiente possível para a atuação profissional de seu colaborador. É importante oferecer o melhor equipamento de proteção individual que esteja em bom estado e aprovado pelos órgãos competentes de proteção e segurança para atestar o seu pleno uso.
É fundamental que as regras e orientações de segurança estejam previstas em contrato e na relação cotidiana de contratante e prestador de serviços.
Em resumo…
Quando falamos na segurança no local de trabalho, nos referimos também a uma relação de trabalho remunerado e de alto nível de responsabilidade por ambas as partes.
No Brasil, depois de décadas de lutas trabalhistas, é importante ressaltar a importância da evolução em relação à valorização jurídica e de segurança favorável ao trabalhador doméstico.
É de suma importância a orientação e normatização de processos de segurança para a identificação de riscos, de oferecimento de materiais ou equipamentos que sejam de fato mais seguros para o processo de trabalho de limpeza e manutenção, bem como a disponibilização de EPI (Equipamento de Proteção Individual).
É fundamental pensar na segurança de todos e no bem-estar do ambiente doméstico e profissional.
Porém, como garantir o correto cumprimento de suas obrigações trabalhistas? Nesse caso, contar com uma assessoria especializada pode ser a solução.
Conte com a assessoria trabalhista da Audicor!
Nós, da Audicor, somos uma contabilidade especializada em assessoria trabalhista.
Desse modo, temos um time de especialistas à sua disposição para ajudá-lo a garantir o correto cumprimento de suas obrigações trabalhistas, o que inclui manter a segurança no local de trabalho doméstico.
Portanto, entre em contato conosco e evite problemas com processos trabalhistas.
CLIQUE AQUI PARA CONTAR COM A NOSSA ASSESSORIA ESPECIALIZADA!
Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Audicor Auditoria e Contabilidade.
A qualidade de nossos serviços aliada à parceria de nossos clientes faz da nossa contabilidade uma referência de modernidade e de eficiência em atendimento.
Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso você prefira, pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua tela.
Aguardamos o seu contato!
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!
This Post Has 0 Comments