skip to Main Content
Gestão Para Escritório De Advocacia – Entenda Como Funciona!

Gestão para escritório de advocacia – Entenda como funciona!

Além de lidar com ações judiciais, prazos processuais, recursos e despachos, os advogados que atuam em escritórios próprios devem ter conhecimentos, mesmo que mínimos, em gestão para escritório de advocacia.

O grande empecilho, na verdade, é que advogados não recebem bagagem teórica sobre gestão empresarial na faculdade. Sendo assim, muitas vezes esbarram em questões burocráticas que exigem decisões assertivas e, sem o devido conhecimento, acabam comprometendo o crescimento do escritório.

Acompanhe nosso artigo de hoje e confira algumas dicas práticas que auxiliam na gestão para escritório de advocacia!

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade em Florianópolis - SC | Audicor Auditoria e Contabilidade

Relacionamento com o cliente ágil e direto

Você, enquanto advogado, também é responsável pelo atendimento ao cliente do escritório? Em caso positivo, é preciso rever este processo. 

Quando não há um time dedicado à triagem e ao atendimento inicial e final, o tempo em que o advogado poderia estar se dedicando a causa em si, ele passa colhendo informações básicas e superficiais. Não que isso seja incorreto mas, convenhamos, é pouco produtivo!

Manter um time, nem que seja apenas um funcionário, focado apenas no atendimento ao cliente vai desobstruir os processo do atendimento, otimizando os trabalhos e colhendo os melhores resultados.

Marketing jurídico funciona e você deve investir nisso

Como anda a imagem da sua empresa perante os clientes? E a captação de novos potenciais clientes, como é realizada? Para ambas as perguntas, o marketing jurídico é um excelente aliado.

Basta fazer uma pesquisa rápida: os melhores escritórios de advocacia estão presentes na web, gerando conteúdo de valor, tornando-se autoridade e atraindo mais clientes. É o impacto do marketing de conteúdo.

Se você ainda não compreendeu a importância de ações de marketing na gestão para escritório de advocacia, talvez seja a hora de rever alguns pontos importantes.

A tecnologia é amiga da produtividade

A produtividade está relacionada a execução de processos mais ágeis e rápidos. Se você resolver pendências em menos tempo, sobra tempo hábil para novas demandas. Ou seja: mais contratos e, consequentemente, maior lucratividade.

Neste cenário, utilizar recursos tecnológicos é uma boa estratégia de gestão para escritório de advocacia. E existem inúmeras possibilidades.

Você pode utilizar videoconferências para reunir-se com clientes e outros advogados da sociedade. Pode, também, investir em sistemas internos que facilitem a consulta a processos e demais documentos, inclusive pelos clientes.

Escritório de advocacia especialista em uma área pode ser um diferencial

É bem comum encontrar escritórios de advocacia que atuam em causas generalistas, ou seja, não possuem uma especialidade clara. 

Não que seja uma regra, mas quando o advogado atua em causas das mais diversas áreas, compromete a agilidade da prestação de serviço. Afinal de contas, inúmeras pesquisas diferenciadas precisarão ser feitas a cada novo processo. 

É interessante destacar que mesmo possuindo uma formação aprofundada nas leis, cada profissional possui suas preferências e especializações.

Por isso, deixar claro aos clientes quais são as especialidades disponíveis para contratação, tende a segmentar melhor o público, reduzindo o tempo gasto na atuação de cada causa.

Com as dicas propostas no artigo, temos certeza de que você irá turbinar a gestão do seu escritório de advocacia! Tem alguma dica ou dúvida? Entre em contato conosco!

Back To Top
Open chat