skip to Main Content
Profissional Liberal – O Que é E Como Se Tornar Um?

Profissional liberal – O que é e como se tornar um?

Por que se tornar um profissional liberal pode ser sua saída para ser independente!

A liberdade é um conceito que permeia toda a sociedade ao longo dos séculos. Os objetivos podem até mudar, mas ela sempre está presente no meio das pessoas e é alvo de desejo de todos os seus aspirantes e indivíduos que não se contentam com o que já existe e querem mais.

Desde os primórdios do tempo, passando por movimentos memoráveis, como a revolução francesa, que lutava pelos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade em detrimento ao regime monárquico absolutista do rei vigente, até as manifestações que circularam as ruas do Brasil, buscando por melhores condições, o que está em foco é o direito do indivíduo.

E como a individualidade em questão, a pessoa se torna protagonista de sua vida, podendo, assim, comandar e ser seu próprio destino, sem interferência de terceiros ou a imagem de um chefe. Para que você amplie seus horizontes para esse novo modo de trabalhar, considerando traçar o rumo a ser seguido e visando um maior controle de sua própria vida, viemos apresentar um conceito que vem se tornando cada vez mais comum no mercado de trabalho: a presença do profissional liberal. 

Confira Nossos ServiÇos Min (1) - Contabilidade em Florianópolis - SC | Audicor Auditoria e Contabilidade

O que é um profissional liberal?

Primeiro vamos definir o conceito para que ele não seja confundido com o de um autônomo. O profissional liberal é uma pessoa formada pelo meio acadêmico ou por outro curso, desde que eles sejam na mesma área de atuação do serviço ou produto que oferece. Ou seja, é um indivíduo que possui alguma formação no campo em que trabalha. 

A diferença de um profissional liberal para um autônomo é que o último não necessita de uma formação, sendo assim, sua ocupação independe de um curso prévio, sendo somente vinculada pelo resultado final.

Como se tornar um?

Para ter uma carreira independente de sucesso, você deve visar alguns pontos importantíssimos para alavancar sua trajetória, e para isso, você deve avaliar os seguintes aspectos:

Aumente o seu conhecimento

Sempre tenha em mente que o que você pode oferecer hoje virá a se tornar ultrapassado ou ineficiente no futuro, então, invista em seus estudos e acompanhe as tendências da sua área. Essas características vão dar um norte para que, caso seja necessário, você se adapte com facilidade a agilidade.

Conheça pessoas da área

Ou o famoso networking. Com ele, além de conseguir contatos valiosos que possam vir a te ajudar em um futuro, eles podem te indicar outras pessoas ou formações pertinentes para você e para o seu negócio.

Pensamento a longo prazo

É algo intimamente relacionado ao que falamos na primeira dica. O mercado tende a mudar ao longo do tempo, então, pense adiante disso. Mentalize e idealize o seu lugar de desejo daqui a dez anos, por exemplo, e faça o que achar melhor para chegar lá, assim, além de aprimorar suas habilidades, você se torna mais versátil para se adequar às demandas de sua área.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário! E se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco!

Back To Top