skip to Main Content
3 Livros De Direito Que Todo Advogado Tem Que Ler

3 livros de direito que todo advogado tem que ler

Um dos hábitos obrigatórios de qualquer pessoa que pretende advogar ou já advoga é a leitura. Os livros são fundamentais para então, se manter atualizado sobre a área, aprimorar conhecimentos e técnicas, ampliar os horizontes, ampliar o vocabulário, entre outros benefícios. 

Pensando nisso, neste artigo, resolvemos separar alguns livros de direito que todo advogado precisa ler. 

Tem interesse no assunto? 

Confira! 

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade em Florianópolis - SC | Audicor Auditoria e Contabilidade

1. Manual de Redação da Presidência da República

A escrita é um instrumento de trabalho extremamente relevante para advogados. Para escrever peças em processos, por exemplo, é muito importante utilizar a norma culta da Língua Portuguesa, bem como ser objetivo, é claro. Para conseguir realizar isso, é necessário então,  estudar e treinar constantemente. 

Por conta disso, o primeiro livro da lista de livros de direito que todos os profissionais da área deveriam ler, é o Manual de Redação da Presidência da República. Como o nome indica, se trata de uma obra com regras e técnicas de português que são utilizadas na redação de atos oficiais do Presidente da República. Desse modo, o livro tem uma série de dicas e explicações que podem ajudá-lo a escrever com mais qualidade. 

2. O Sol é para Todos

O Sol é para Todos é um livro escrito por Harper Lee e lançado em 1960, nos Estados Unidos, sendo considerado um clássico da literatura norte-americana. Se trata de um romance (que já foi adaptado para os cinemas), mas que, também, apresenta discussões importantes sobre assuntos sérios para a sociedade até os dias atuais — e é por isso que merece estar nessa lista de livros de direito. 

O livro conta a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos, em 1930 (período em que o racismo era muito latente no país). Por conta disso, o advogado sofre ataques de parte da comunidade e então, faz com que a obra apresenta lições interessantes sobre conceito de justiça, igualdade e tolerância.  

3. Teoria da Norma Jurídica

Por último, mas não menos relevante, sugerimos o livro Teoria da Norma Jurídica, escrito pelo jurista italiano Norberto Bobbio. O livro apresenta, em meio a um contexto conceitual, a dinâmica da normativa jurídica. Por conta disso, para muitos, é considerado um livro essencial para ser lido por quem atua na área de Direito. 

Veja alguns de seus capítulos:

  • Direito como Regra de Conduta;
  • As Proposições Prescritivas; As Prescrições e o Direito;
  • As Prescrições Jurídicas e a Classificação das Normas Jurídicas. 

Dica de livro de direto bônus: Também vale a leitura de uma obra do mesmo autor que complementa teoria do Direito: o livro Teoria do Ordenamento Jurídico. 

Gostou da nossa lista de livros de direito? 

Felizmente, existem inúmeros títulos que poderiam fazer parte dessa seleção. Portanto, vale a pena utilizar a leitura para aprimorar e adquirir conhecimentos para ser um advogado melhor. Afinal de contas, a faculdade é só o início da jornada e é fundamental se atualizar sempre. 

Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais! 

Back To Top
Open chat