Saiba como funciona a tributação sociedade unipessoal para advogado e como manter uma carga enxuta!
Esclareça suas dúvidas sobre tributação sociedade unipessoal para advogado e saiba como manter a sua conformidade sem custos excessivos
Atuar como advogado demanda um cuidado minucioso com todos os processos da sua rotina, visando atender cada caso de forma adequada e se consolidar como referência na sua área.
Para isso, após os anos de estudo e de empenho na graduação e a obtenção da carteira da OAB, é preciso definir de que forma você irá atuar, sendo a sociedade unipessoal de advocacia uma alternativa muito viável e buscada.
Neste conteúdo, vamos falar justamente com você, que constituiu sua sociedade unipessoal e, agora, precisa também lidar com o desafio de manter a completa conformidade que garante a regularidade de sua atuação.
Portanto, vamos abordar a tributação sociedade unipessoal para advogado, esclarecendo o funcionamento e como se manter em dia com essa questão.
Tributação sociedade unipessoal para advogado: como funciona?
Para começar, vamos contextualizar como funciona a tributação sociedade unipessoal para advogado, visto que a tributação é um assunto complexo e que tem grande impacto em sua atuação.
Ao constituir uma sociedade unipessoal de advogado, você tem a possibilidade de formalizar a sua atuação individual, podendo usufruir dos benefícios de atuar como PJ.
Nesse cenário, a tributação fica por conta de um dos 3 regimes tributários:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Cada um funciona de acordo com suas especificidades, com seus períodos de apuração, com suas tabelas e com diferentes alíquotas, contudo, de forma geral, os impostos que devem ser recolhidos são:
- IRPJ;
- CSLL;
- ISS;
- PIS;
- Cofins;
- INSS.
No caso de atuação como pessoa jurídica, é preciso recolher IRPF, ISS e INSS.
Como se manter em dia com a tributação sociedade unipessoal para advogado?
Agora que já apresentamos um panorama sobre como funciona a tributação nesta modalidade de atuação para advogados, vamos dar 3 dicas para que você mantenha-se em dia com essa questão sem complicações.
Planejamento tributário
O planejamento tributário consiste em uma análise minuciosa das especificidades da sua atuação, visando garantir o enquadramento no regime tributário mais adequado.
Dessa forma, é possível garantir uma carga tributária enxuta, bem como usufruir ao máximo dos benefícios fiscais.
Organização dos prazos
Organizar os prazos de apuração, o pagamentos dos impostos e os outros detalhes referentes à tributação evita prejuízos por multas e juros decorrentes de atrasos ou de não pagamentos.
Além disso, é um ponto que auxilia a gestão da sua atuação profissional como um todo, evitando desorganização em sua rotina.
Suporte contábil
Por fim, ter suporte contábil é um aspecto crucial para uma sociedade unipessoal de advocacia, pois, com isso, você tem a garantia de conformidade ao mesmo tempo em que seu tempo é otimizado.
Assim, você consegue dedicar mais tempo à resolução dos casos que assume.
Conte com a Audicor!
E quando se trata de ter o suporte de especialistas, você pode contar conosco, da Audicor!
Somos uma contabilidade especializada em atender às demandas de advogados e com uma equipe completamente preparada para entender as suas especificidades e para, a partir disso, realizar um serviço personalizado para sua atuação.
Portanto, basta entrar em contato conosco agora mesmo pelo ícone do WhatsApp!