Descubra a forma mais eficaz de fazer os cálculos de honorários médicos e implante agora mesmo na sua profissão
Veja como não errar mais e elimine todas as suas dúvidas referentes ao cálculo de honorários médicos para garantir uma lucratividade efetiva nos seus atendimentos!
Assim como qualquer outra atividade profissional que precisa de honorários, a atuação na medicina também conta com parâmetros a serem seguidos na hora de determinar valores relacionados aos honorários médicos.
O fato é que esses cálculos ainda geram muitas dúvidas aos médicos, seja pela falta de informação ou até mesmo por não saberem a respeito da base de cálculos.
E é justamente isso que será abordado no artigo de hoje, de forma a tornar mais claro tudo a respeito dos honorários médicos.
Então, vamos adiante!
Fique por dentro da CBHPM
Tanto a atuação no exercício da medicina quanto as questões relacionadas à cobrança de honorários médicos necessitam de regulação, que serve como parâmetro para ambas as coisas.
No caso dos honorários, a CBHPM é quem representa.
E o que significa essa sigla?
Bom, CBHPM significa Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos, e é utilizada como um guia/parâmetro para os cálculos de honorários médicos (de todas as especialidades).
Esse guia visa uma remuneração de forma justa e adequada aos profissionais da saúde, de acordo com os seus serviços prestados.
Assim como advogados e corretores de imóveis, que possuem porcentagem mínima que norteia suas atividades, os médicos precisam de uma regulação quanto aos seus serviços, de modo a exercer a profissão de forma digna e plena.
Vale muito a pena ressaltar que a regulação dos honorários médicos possibilita uma valorização da profissão.
Vamos aos cálculos!
Considere os seguintes parâmetros:
- Complexidade do serviço (parte técnica);
- Tempo para a realização do serviço/procedimento;
- Atenção demandada;
- Nível de aperfeiçoamento/treinamento que é preciso para que o profissional seja capaz de realizar a tarefa.
Como existem inúmeras especificidades na área médica, as variáveis também são grandes nos cálculos de honorários médicos.
Portanto, outros fatores também são levados em consideração, como:
- Investimento em equipamentos;
- Média do que é, de fato, pago aos profissionais por determinado tipo de serviço;
- UCO (Unidade de Custo Operacional) – que hoje tem um valor em torno de R$20,47;
- Folha de pagamento.
Sendo assim, é imprescindível que você atue seguindo a conta:
Porte do Procedimento + Custo Operacional (Se estiver previsto) = Valor a ser cobrado
Essa é a forma ideal para se cobrar honorários médicos de forma profissional e transparente aos seus pacientes.
Lembrando que isso serve como um guia, até mesmo para que você não cobre menos e, assim, desvalorize a profissão, mas nada impede de você oferecer diferenciais nos seus atendimentos, seja com equipamentos de ponta ou com renome de profissionais, que possibilitam cobrar valores mais altos.
Sendo assim, é muito importante ter uma contabilidade bem alinhada com o seu propósito.
E a Audicor pode te ajudar muito com isso!
Somos um escritório especializado em contabilidade para a área médica e atuamos de forma a proporcionar uma gestão de excelência das suas finanças, assim como as questões tributárias e fiscais.
Seja assertivo com os seus honorários médicos e em plena consonância com a sua contabilidade para alcançar grandes resultados em um curto espaço de tempo.
Não hesite em nos contatar para contar com nossos serviços.