skip to Main Content
Saiba O Que E E Como Reduzir Carga Tributaria De Sua Clinica Medica Post (1) - Contabilidade Em Florianópolis - SC | Audicor Auditoria E Contabilidade

Carga tributária: saiba como reduzi-la em sua clínica médica

Entenda como reduzir a carga tributária em sua clínica médica

Preocupação com a carga tributária é algo que deve estar sempre presente no dia a dia de gestores preocupados com o uso do dinheiro de seu negócio.

Isso se torna ainda mais relevante quando se trata de um país como o brasileiro, onde os valores cobrados de impostos contribuem até com a competitividade, pois parte significativa do preço de venda contempla valores pagos relacionados a impostos.

Nesse contexto, ter informações sobre como funciona a dinâmica da arrecadação no Brasil vai te ajudar a reduzir a carga tributária, seja garantindo o recolhimento da forma apropriada ou mesmo entendendo maneiras de reduzir a carga tributária de sua empresa.

E o presente artigo foi preparado com base nesse propósito. 

Então, continue com a gente até o final e faça uma excelente leitura!

O que é carga tributária

Podemos entender como carga tributária o somatório de todos os tributos suportados por sua empresa.

Atualmente, na forma como a arrecadação está estruturada temos três diferentes formas de enquadramento mais comuns, o qual entendemos como o conjunto de normas a serem seguidas com o objetivo de o recolhimento de tributos acontecer da forma correta.

São as formas:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

Abaixo vamos conversar sobre cada uma delas.

Simples Nacional

Destinado às micro e pequenas empresas que, de acordo com os critérios estabelecidos pela Receita Federal, são as empresas com faturamento no último ano-calendário de até R$ 4,8 milhões.

Porém, existem várias outras regras a serem seguidas caso você queira ser optante por esse regime, dentre elas, temos:

  • Não ter sócio pessoa jurídica;
  • Não possuir débitos tributários;
  • Desenvolver atividades permitidas.

É o regime preferido pela maior parte dos empresários, devido à simplificação da burocracia a ser atendida e à menor carga tributária suportada por grande parte dos negócios os quais recolhem tributos por ele.

Exemplo disso é que o recolhimento de 8 tributos ocorre através de uma única guia (o Documento de Arrecadação do Simples Nacional), e o cálculo pode ser feito em ambiente virtual disponibilizado pela própria Receita Federal.

O Simples Nacional é regulamentado pela Lei Complementar 123/2006.

Lucro Presumido

Nessa modalidade de tributação, o governo presume o lucro obtido pela sua empresa em um determinado período.

Dessa forma, existe uma tabela com percentuais, os quais variam de acordo com a atividade desenvolvida pela empresa, que deverão ser aplicados ao faturamento para identificar o lucro tributável.

O resultado dessa operação indicará a base de cálculo do IRPJ e da CSLL, ou seja, as alíquotas dos respectivos impostos deverão incidir sobre o valor encontrado no cálculo anterior.

O recolhimento do IRPJ e da CSLL deve ser feito trimestralmente.

Contabilidade Para Saude - Contabilidade em Florianópolis - SC | Audicor Auditoria e Contabilidade

Além disso, outro aspecto importante diz respeito ao pagamento do PIS e da Cofins.

Eles devem ser recolhidos mensalmente, as alíquotas devem ser aplicadas sobre o faturamento, as quais são:

  • PIS: 0,65%
  • Cofins: 3,00%

Lucro Real

É tido como um dos mais complexos, devido à quantidade de regras a serem seguidas para se calcular o IRPJ e a CSLL, os quais incidem sobre o lucro que, de fato, a empresa teve em um determinado período.

Dessa forma, é imprescindível estar com a contabilidade da sua empresa em dia.

As alíquotas dos respectivos impostos são as mesmas do Lucro Presumido (IRPJ: 15% e CSLL: 9%).

Porém nem todas as despesas e receitas, para efeito de cálculo de impostos, poderão ser usadas para compor o lucro do período.

Portanto, é fundamental escriturar o Lalur (Livro de Apuração do Lucro Real), local onde essas receitas ou despesas deverão ser adicionadas ou excluídas, dependendo da situação.

Tratando-se do PIS e da Cofins, eles também incidem sobre o faturamento, porém as alíquotas são de 1,65% (PIS) e 7,65% (Cofins).

No entanto, apesar de ter alíquotas maiores, é permitido incidirem sobre a compra de insumos, com o objetivo de usar o resultado desse cálculo como crédito na apuração de impostos.

Devido à complexidade e também devido à carga tributária para grande parte das empresas, o regime Lucro Real é muito evitado por gestores.

Problemas relacionados à carga tributária em clínicas médicas

Um dos principais problemas quando o assunto é carga tributária está em relação ao senso comum tido por muitos profissionais, principalmente relacionado à ideia sobre a apuração pelo Simples Nacional ser sempre mais vantajosa e a pelo Lucro Real mais elevar a carga tributária das empresas.

Não podemos negar esse pensamento ser verdade na maioria das vezes, todavia existem algumas situações em que isso será uma exceção.

Entenda o que pode ser feito para reduzir sua carga tributária

Dessa forma, reduzir a carga tributária da sua empresa e ainda permanecer em conformidade é possível e você pode alcançar isso através do planejamento tributário.

Ele se trata de um estudo feito em seu negócio, calculando os tributos em cenários futuros, com base em situações passadas de sua empresa, com o objetivo de descobrir qual do enquadramento representa menor carga tributária para sua empresa da área de saúde.

Audicor: assessoria fiscal que sua empresa precisa para estar em dia quando o assunto for tributos

E nós, da Audicor, podemos ajudar sua empresa a buscar formas de enxugar sua carga tributária, através do planejamento tributário, por exemplo.

Para isso, contamos com um departamento fiscal formado por uma equipe altamente especializada a fim de trazer soluções para sua empresa da área de saúde, na qual somos especialistas.

Quer ter mais detalhes sobre como nossa parceria trará vantagens ao seu negócio?

Então fale com um de nossos profissionais!
Basta nos contatar por meio do ícone do WhatsApp.
Quero Agendar Uma Reunião (1) - Contabilidade em Florianópolis - SC | Audicor Auditoria e Contabilidade

QUERO UMA GESTÃO DE EXCELÊNCIA PARA MINHA CLÍNICA MÉDICA

5/5 - (1 vote)

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Audicor Auditoria e Contabilidade.

A qualidade de nossos serviços aliada à parceria de nossos clientes faz da nossa contabilidade uma referência de modernidade e de eficiência em atendimento. 

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso você prefira, pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Aguardamos o seu contato!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top