skip to Main Content

Como emitir nota fiscal na sua construtora? Guia completo!

Como As Construtoras Podem Emitir Nota Fiscal - Contabilidade em Florianópolis - SC | Audicor Auditoria e Contabilidade

Sumário

Como as construtoras podem emitir nota fiscal?

Tudo que você precisa saber para emitir nota fiscal na sua construtora está aqui. Confira agora!

Emitir nota fiscal é um dever de toda empresa, que presta serviços ou vende produtos, inclusive as construtoras. 

Entretanto, muitos empresários têm dúvidas sobre como realizar essa emissão. Esse é o seu caso?

Não se preocupe, pois, no artigo de hoje, vamos explicar tudo que você precisa saber para realizar a emissão de nota fiscal, corretamente, na sua construtora.

Acompanhe!

Você também pode se interessar por:

Quais os benefícios de emitir nota fiscal na construtora?

Além de ser uma obrigação legal, emitir nota fiscal também traz diversos benefícios para sua construtora. 

Afinal, essa emissão é uma forma de registrar as operações comerciais da construtora, tanto as vendas de imóveis quanto os serviços de construção, reforma, manutenção, etc. 

Confira os principais benefícios:

  • Comprovar a receita:

A nota fiscal é um documento que comprova a entrada de dinheiro na empresa, o que é essencial para declarar o Imposto de Renda, obter crédito, participar de licitações e concorrências públicas, etc.

  • Evitar multas e sonegação fiscal: 

Como vimos, a emissão de nota fiscal é uma exigência da legislação tributária, que prevê penalidades severas para as empresas que não cumprem essa obrigação.

Além disso, a sonegação fiscal é um crime, que pode levar à prisão dos responsáveis pela empresa.

  • Facilitar o controle financeiro: 

A nota fiscal facilita o controle financeiro da construtora, pois permite acompanhar as entradas e saídas de dinheiro, o fluxo de caixa, o lucro, o faturamento, etc.

  • Aumentar a credibilidade perante os clientes: 

Ao emitir nota fiscal, você demonstra transparência e profissionalismo aos clientes, que se sentem mais seguros e satisfeitos, ao contratar os serviços ou comprar os imóveis da construtora.

Como emitir nota fiscal em construtoras?

Agora que você já sabe os benefícios de emitir nota fiscal, vamos ao ponto principal desse artigo: passo a passo de como fazer essa emissão!

  • Solicitar a inscrição estadual e/ou municipal: 

Para a venda de imóveis, sua construtora precisa da inscrição estadual para realizar a emissão das notas.

Por outro lado, no caso de prestação de serviços, será necessária a inscrição municipal.

Sendo assim, o primeiro passo para emitir suas notas é realizar as corretas inscrições.

  • Obter autorização para emissão: 

Após a inscrição, será necessário solicitar a autorização para emissão no órgão competente, que pode ser a Secretaria da Fazenda do seu estado ou a Prefeitura do seu município, conforme o caso.

  •  Obter o certificado digital

O próximo passo é solicitar o seu certificado digital. Ele funciona como uma assinatura digital autenticada, sendo necessário, para a emissão das notas, e até mesmo para acessar o sistema de emissão em alguns casos.

  • Escolher o sistema/programa de emissão

Em seguida, será necessário definir o software emissor. Será o público, oferecido pelos órgãos competentes, ou um próprio para a sua construtora?

Essa decisão varia conforme as necessidades da sua empresa. O fato é que um sistema próprio oferece mais funcionalidades, podendo ser integrado com outras áreas do negócio.

Para fazer a escolha certa, converse com o seu contador e analise as necessidades e possibilidades da sua construtora.

  • Emitir sua nota fiscal

Por fim, você já pode acessar o sistema e emitir suas notas. Ela deve conter todas as informações necessárias da transação, como:

  • Dados da construtora e do cliente;
  • Dados do imóvel ou do serviço;
  • Valores;
  • Impostos, etc.

Conte com a Audicor para facilitar e otimizar esse processo!

Emitir notas fiscais envolve uma série de etapas legais, fiscais, contábeis e administrativas, que não terminam com a emissão do documento.

Afinal, você ainda precisa armazenar e organizar esses documentos por pelo menos 5 anos. Assim, poderá comprovar suas transações, evitando problemas, em caso de fiscalização.

Por isso, contar com uma contabilidade especializada para auxiliar nessa gestão é essencial.

Esse é o caso da Audicor!

Com a nossa expertise em serviços contábeis e fiscais para construtoras, vamos cuidar de tudo para facilitar e otimizar esse processo para você.

Entre em contato conosco e saiba mais!

QUERO FALAR COM UM ESPECIALISTA!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Audicor Auditoria e Contabilidade.

A qualidade de nossos serviços aliada à parceria de nossos clientes faz da nossa contabilidade uma referência de modernidade e de eficiência em atendimento. 

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso você prefira, pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Aguardamos o seu contato!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça As Suas Dúvidas Com Nossa Equipe

Veja também

Posts Relacionados

Defina O Cnae Advogado Correto E Pague Menos Impostos! - Contabilidade em Florianópolis - SC | Audicor Auditoria e Contabilidade

CNAE Advogado: como escolher o ideal?

CNAE Advogado: como escolher o ideal? Classifique as atividades econômicas do seu escritório de advocacia e garanta a cobrança correta dos impostos. Saiba mais sobre

Back To Top