skip to Main Content
Controle De Paciente – Como Fazer?

Controle de paciente – Como fazer?

Conheça o melhor método para manter um controle de pacientes efetivo em sua clínica médica

Com um controle de paciente efetivo, a sua clínica conseguirá obter melhor fluxo e eficiência no atendimento

Melhorar a eficiência do consultório médico requer avaliação, planejamento e, acima de tudo, um bom controle de paciente. 

Se você está constantemente atrasado e o caos é o procedimento operacional padrão, estas simples etapas elencadas abaixo podem ajudá-lo a obter e manter sua prática funcionando sem problemas:

  • Observar;
  • Oferecer agendamento online;
  • Usar a tecnologia para o controle de paciente;
  • Realizar reuniões de equipe;
  • Enviar formulários e documentações com antecedência.

Comecemos pelo princípio: você pode passar algumas semanas observando o controle de paciente em sua clínica.

Você vai querer saber sobre o fluxo de pacientes que vê a cada dia, quanto tempo passa com cada um deles, quantos pacientes nessa lista fazem parte de uma primeira visita e qual dia da semana é mais popular para as primeiras consultas.

Essas informações podem ajudá-lo a identificar quando a carga de pacientes está igual ou acima da capacidade e atribuir um período de tempo apropriado para cada visita.

Oferecer agendamento de forma online

Grande parte das práticas médicas que oferecem agendamento online vê uma redução no trabalho da equipe médica, menor tempo na taxa de espera do paciente e o não comparecimento do paciente.

Seus pacientes apreciarão a conveniência de realizar a marcação de consultas de forma online.

Ao mesmo tempo que tudo isso ocorre, a sua equipe apreciará o menor gasto de tempo em tarefas não médicas.

Use tecnologia para o controle de paciente

Trabalhe em automação de tarefas que demandam muito tempo, um exemplo de tarefa que pode ser automatizada são os lembretes enviados aos pacientes.

Programe um chat em paralelo ao controle de paciente, para que toda a equipe possa se comunicar rapidamente.

Contabilidade Para Saude - Contabilidade em Florianópolis - SC | Audicor Auditoria e ContabilidadePowered by Rock Convert

Fique atento às novas tecnologias que ajudam os médicos a antecipar o não comparecimento e agendar de forma mais inteligente.

Por fim, tenha certeza de treinar cada membro de sua equipe em relação a essas novas tecnologias, com a finalidade que tudo possa funcionar perfeitamente.

Realizar reuniões de equipe

Realize reuniões com a equipe médica sempre que possível para abordar as necessidades dos pacientes (por isso a necessidade dos passos anteriores em relação ao controle de paciente).

Em reuniões subsequentes, procure dar atenção aos problemas do paciente que ocorreram e ofereça alternativas para evitar que essas problemáticas ocorram novamente.

Enviar formulários e documentações com antecedência

Não antecipar a chegada do paciente e deixar que eles preencham os formulários e documentos somente na hora pode resultar em uma cadeia enorme de atrasos, especialmente nos casos onde os pacientes não costumam chegar cedo.

Através de um controle de paciente eficiente, solicite o envio e disponibilize formulários e documentações com antecedência, ou os disponibilize em seu website.

Fazendo assim, sua equipe pode antecipar a verificação de cobertura de plano de saúde do paciente e processar os formulários antes mesmo que eles entrem pela porta.

Controle de pacientes efetivo

A eficiência da prática e um bom controle de pacientes andam de mãos dadas. Os pacientes confiam em clínicas que são organizadas e ter um bom controle de paciente indica organização.

Siga algumas dicas descritas acima e conte sempre conosco, da Audicor, com isso, você manterá uma prática muito mais eficiente.

Somos uma contabilidade com especialidade em clínicas médicas e deixamos a disposição nosso time de especialistas para te ajudar a ter organização não só no controle de pacientes, mas, também, nos aspectos contábeis da clínica.

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top