skip to Main Content

Descubra como abrir uma empresa no Simples Nacional!

Abra Sua Empresa No Simples Nacional Guia Completo E Benefícios! - Contabilidade em Florianópolis - SC | Audicor Auditoria e Contabilidade

Sumário

Guia Completo para Abrir sua Empresa no Simples Nacional

Descubra como abrir sua empresa no Simples Nacional com nosso guia completo. Explore os benefícios e obrigações fiscais. Torne-se um empreendedor de sucesso!

Abrir uma empresa no Simples Nacional, pode ser uma ótima opção para quem quer empreender com menos burocracia e impostos. 

Neste artigo, explicar como abrir sua empresa no Simples Nacional e os benefícios que ela oferece.

Confira!

O que é o Simples Nacional?

O Simples Nacional é um regime tributário simplificado e diferenciado, para as microempresas e empresas de pequeno porte, que faturam até R$ 4,8 milhões por ano. 

Ele foi criado em 2006, com o objetivo de estimular o desenvolvimento e a competitividade desses negócios, reduzindo a carga tributária e a complexidade das obrigações acessórias.

No simples nacional, a empresa paga apenas um imposto mensal, que é calculado com base na sua receita bruta e no seu ramo de atividade. 

Esse imposto engloba os seguintes tributos federais, estaduais e municipais:

  • Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ);
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
  • Programa de Integração Social (PIS);
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS);
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
  • Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS);
  • Contribuição Patronal Previdenciária (CPP).

Quais são as obrigações fiscais e contábeis de uma empresa no simples nacional?

Apesar de ser um regime tributário simplificado, o simples nacional não isenta a empresa de cumprir algumas obrigações fiscais e contábeis, que são essenciais para manter a regularidade do negócio e evitar multas e penalidades. 

Algumas dessas obrigações são:

  • Emitir nota fiscal eletrônica (NF-e) ou nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e), conforme o caso, para todas as vendas e prestações de serviços realizadas pela empresa.
  • Apurar mensalmente o valor do imposto a pagar, por meio do Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (PGDAS-D), e emitir o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), que deve ser pago até o dia 20 do mês seguinte.
  • Entregar anualmente a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS), que é uma espécie de declaração de imposto de renda da empresa, até o último dia útil do mês de março do ano seguinte.
  • Entregar anualmente a Escrituração Contábil Digital (ECD) e a Escrituração Fiscal Digital (EFD), que são os livros contábeis e fiscais da empresa, em formato digital, até o último dia útil do mês de maio do ano seguinte.
  • Manter em dia a escrituração contábil, que é o registro de todas as operações financeiras da empresa, como receitas, despesas, custos, investimentos, etc.
  • Elaborar periodicamente os demonstrativos contábeis, que são os relatórios que mostram a situação econômica e financeira da empresa, como o balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício, o fluxo de caixa, etc.

Quais são os passos necessários para abrir uma empresa no simples nacional?

Escolha a atividade CNAE da sua empresa: A Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) é crucial para definir o ramo de atividade da empresa. 

Isso afeta os impostos que a empresa pagará, e as leis que ela deve seguir.

Defina o nome fantasia e o endereço comercial: O nome fantasia é como os clientes conhecerão sua empresa. 

O endereço comercial é importante para questões legais e fiscais.

Elabore o contrato social e registre a sua empresa na Junta Comercial: O contrato social define os direitos e responsabilidades de cada sócio. 

O registro na Junta Comercial é o que torna a empresa uma entidade legal.

Obtenha o CNPJ, e as devidas licenças ou alvarás: O CNPJ é como a Receita Federal identifica a empresa. 

As licenças e alvarás variam dependendo do tipo de negócio e localização.

Solicite o enquadramento tributário: A empresa deve escolher um regime tributário (Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real), que determinará como ela pagará impostos.

Opte pelo Simples Nacional: Se a empresa se qualificar, ela pode optar pelo Simples Nacional. Isso simplifica o pagamento de impostos e pode reduzir a carga tributária.

Leia também:

O Suporte que você procura para abrir sua empresa no Simples Nacional está aqui, na Audicor!

Por fim, o Simples Nacional é um regime tributário, que beneficia pequenas empresas. 

Aqui na Audicor, podemos ajudá-lo a abrir sua empresa neste regime, oferecendo serviços de abertura de empresa, assessoria contábil, fiscal e trabalhista. 

Com o nosso apoio, você pode focar no sucesso da sua empresa, sem se preocupar com a burocracia.

Entre em contato com a Audicor hoje mesmo e realize seu sonho de empreender.

ABRA SUA EMPRESA NO SIMPLES NACIONAL COM FACILIDADE!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Audicor Auditoria e Contabilidade.

A qualidade de nossos serviços aliada à parceria de nossos clientes faz da nossa contabilidade uma referência de modernidade e de eficiência em atendimento. 

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso você prefira, pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Aguardamos o seu contato!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça As Suas Dúvidas Com Nossa Equipe

Veja também

Posts Relacionados

Defina O Cnae Advogado Correto E Pague Menos Impostos! - Contabilidade em Florianópolis - SC | Audicor Auditoria e Contabilidade

CNAE Advogado: como escolher o ideal?

CNAE Advogado: como escolher o ideal? Classifique as atividades econômicas do seu escritório de advocacia e garanta a cobrança correta dos impostos. Saiba mais sobre

Back To Top