skip to Main Content
Dicas De Contabilidade Empresarial

Dicas de Contabilidade Empresarial

Qual empresário nunca se deparou com uma conta inusitada para pagar ou com alguma dificuldade na contabilidade empresarial?

Para evitar esse tipo de situação é preciso organizar suas informações financeiras de modo que todas as contas a pagar estejam previstas com suas respectivas datas de vencimento e valores.

Normalmente as empresas têm dinheiro para pagar as obrigações financeiras que assumem com seus fornecedores, as famosas contas a pagar. Mas e quando falta organização por parte do empresário ou gestor financeiro?

Não ter o devido controle sobre o que deve ser pago pode significar um grande perigo para a sua empresa. Portanto, iremos indicar algumas práticas ao seu cotidiano para manter as contas em dia e melhor organizar sua rotina financeira:

ANOTE TUDO O QUE PUDER

Listar todas as suas receitas e despesas mensais oferece a você não apenas o controle sobre o mês vigente, mas também uma premissa das futuras receitas e despesas dos próximos meses. Quanto mais atualizadas forem as informações, melhor. Não deixe no esquecimento aquela nova conta a pagar (ou a receber), lembrando também que faturamento não significa dinheiro no caixa.

Você também precisa ter uma forma prática de organizar essas contas e suas respectivas datas de vencimento para um maior controle sobre o que deve pagar para sua empresa. Utilize uma planilha ou um software de gestão financeira de sua preferência.

Lembrando que não adianta anotar e não consultar depois! Crie um fluxograma e deixe ele visível se for necessário. O foco é anotar, manter sua contabilidade empresarial atualizada e fazer um bom uso dessas informações.

NÃO AVANCE DEMAIS

Saúde financeira e boa gestão significam avançar com segurança. Confira sempre a situação do caixa e não adquira mais contas do que pode pagar, evite pedidos de empréstimos ou outros recursos externos para quitar dívidas e arcar com juros altos.

Algumas vezes, o fluxo de caixa pode ficar negativo com o acréscimo de um novo gasto, mas eventuais despesas são investimentos necessários para que a sua empresa busque um determinado objetivo. Tudo é válido desde que justificado por uma boa estratégia.

Portanto, você precisa prever seu caixa com exatidão e saber qual o capital de giro necessário para sua empresa. Assim você não cria mais dívidas do que pode arcar.

PAGUE TUDO EM DIA

Quite suas contas em dia ou, melhor ainda, antecipe os pagamentos e receba descontos expressivos. Negocie se for necessário. Deste modo, você evita multas e juros por causa de eventuais atrasos. Além de evitar dívidas, você aumenta seu crédito junto com seus parceiros e fornecedores.

Caso não tenha conseguido pagar em dia, não se preocupe, renegocie o que atrasou e procure reduzir seu prejuízo. Buscar melhores condições para pagar dívidas sempre é a melhor alternativa para sua contabilidade empresarial.

CONTE COM UMA CONSULTORIA

Manter as contas da sua empresa sob controle não é tão complicado, mas pode, eventualmente, tirar o empresário do seu maior foco. Talvez o empreendedor aprecie mais lidar com o marketing da empresa ou cuidar de questões operacionais e gestão de pessoas.

Muitas empresas fecham suas portas não só por falta de organização mas também por direcionar pessoas não capacitadas para funções financeiras, mesmo quando essa pessoa é o dono da empresa.


 

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top