skip to Main Content

Entenda a importância do Habite-se: O que é? Quanto custa? Como tirar?

Saiba O Que E O Habitese Qual A Importancia Como Tirar E Quanto Custa Blog - Contabilidade em Florianópolis - SC | Audicor Auditoria e Contabilidade

Sumário

Habite-se: o que é? Entenda a importância, como tirar e o quais são os custos

O Habite-se é um documento necessário para garantir êxito na construção de um imóvel; é de extrema importância estar atento a esse documento e como ele funciona. Entenda agora sua real importância e como tirá-lo

A compra de imóveis para fins comerciais ou residenciais deve ser acompanhada de uma série de documentos, desde a escritura e a comprovação de quitação do IPTU até os documentos pessoais das partes que envolvem o negócio.

O Habite-se é um desses documentos que são indispensáveis, apesar de não se falar tanto dele.

Essa certidão de imóvel é prevista por lei. Sendo assim, a não apresentação do documento pode acarretar penalidades.

Para te auxiliar melhor no entendimento do Habite-se, preparamos este artigo com as informações necessárias sobre esse documento.

Se o assunto tratado interessa a você, leia também…

O que é o Habite-se?

O Habite-se é um documento para atestar que a construção de um imóvel foi feita de acordo com as normas previstas pela prefeitura local. Além disso, ele serve como prova das condições de segurança do imóvel. Esse documento é fundamental para construções, bem como em casos de reformas.

Como tirar o Habite-se?

Antes de mais nada, é fundamental ressaltar que a obrigação de tirar o Habite-se pode ser tanto da construtora quanto do comprador.

No geral, as construtoras incluem os serviços de licenças e toda a documentação no acordo firmado em contrato, porém, no caso da inexistência desse serviço por parte da construtora, é dever do comprador arcar com as obrigações legais.

Após a construção do imóvel, a prefeitura precisa aprovar a sua segurança, analisar se tudo foi cumprido de acordo com o projeto já previamente apresentado. Em casos em que não há irregularidades, é emitido o Habite-se.

Qual a importância do Habite-se?

O Habite-se é um documento obrigatório, diante disso a não existência dele impossibilita o imóvel de ser habitado. Ainda, o Habite-se é importante por:

  • Assegurar a segurança do imóvel;
  • Manter o imóvel regular;
  • Garantir a possibilidade de financiamento;
  • Garantir a valorização do imóvel.

Quanto custa para tirar o Habite-se?

O Habite-se é um documento de cunho municipal, portanto o valor correspondente a ele é definido de acordo com cada prefeitura.

O que acontece se o imóvel não tiver Habite-se?

Se o imóvel não tiver o Habite-se, ele fica irregular, logo fica impossibilitado de ser habitado e financiado. Diante disso, ter o Habite-se é fundamental para qualquer imóvel. 

Todos os assuntos que englobam o âmbito legal, seja de esfera municipal, estadual ou federal, demandam, além de um conhecimento específico, uma grande capacidade de gestão e organização.

Ter o apoio de um profissional contábil para te auxiliar nesses processos é fundamental para saber como lidar com os assuntos fiscais e se manter em dia com a legislação.

Conte com a Audicor Contabilidade!

A Audicor Contabilidade está preparada para atender e solucionar suas necessidades, com profissionais capacitados no ramo de assuntos contábeis, fiscais e legais. o

Oferecemos o auxílio necessário para lidar com os assuntos de legalização de imóveis.

Conte com o nosso apoio e evite erros no seu imóvel!

CLIQUE AQUI E TENHA O APOIO NECESSÁRIO PARA CUIDAR DO HABITE-SE E DOS DEMAIS DOCUMENTOS PARA SEU IMÓVEL

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Audicor Auditoria e Contabilidade.

A qualidade de nossos serviços aliada à parceria de nossos clientes faz da nossa contabilidade uma referência de modernidade e de eficiência em atendimento. 

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso você prefira, pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Aguardamos o seu contato!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Summary
Entenda a importância do Habite-se: O que é? Quanto custa? Como tirar?
Article Name
Entenda a importância do Habite-se: O que é? Quanto custa? Como tirar?
Description
O Habite-se é um documento necessário para garantir êxito na construção de um imóvel; Conheça esse documento e saiba como ele funciona.
Author
Publisher Name
Audicor Auditoria e Contabilidade
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça As Suas Dúvidas Com Nossa Equipe

Veja também

Posts Relacionados

Defina O Cnae Advogado Correto E Pague Menos Impostos! - Contabilidade em Florianópolis - SC | Audicor Auditoria e Contabilidade

CNAE Advogado: como escolher o ideal?

CNAE Advogado: como escolher o ideal? Classifique as atividades econômicas do seu escritório de advocacia e garanta a cobrança correta dos impostos. Saiba mais sobre

Back To Top