skip to Main Content
Aprenda Agora Como Montar Uma Escala De Trabalho Em Sua Prestadora De Servicos Blog - Contabilidade Em Florianópolis - SC | Audicor Auditoria E Contabilidade

Escala de trabalho: saiba agora mesmo como montar

Aprenda agora como montar uma escala de trabalho em sua prestadora de serviços.

Saiba, de uma vez por todas, como você pode montar uma escala de trabalho em sua prestadora de serviços. Veja!

A escala de trabalho é uma ferramenta muito importante dentro das empresas, é ela quem é responsável por definir quais os horários de trabalho e os dias que os colaboradores contratados pela organização deverão encarregar-se das demandas, cumprindo a sua jornada de trabalho. 

E para que a escalada de trabalho seja feita em conformidade com a lei e de forma eficiente, é muito importante que sua elaboração seja bem organizada a fim de que, assim, seus colaboradores consigam realizar todas as tarefas do seu negócio.

Então, levando em conta que a escala de trabalho é algo extremamente importante e que demanda atenção, pois tudo precisa estar de acordo com as regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), nós, da Audicor Contabilidade, preparamos este conteúdo especialmente para você!

Preparamos tal conteúdo para que você entenda como a escala de trabalho funciona, as leis sobre esse assunto e qual a melhor maneira de fazer uma escala de trabalho na sua empresa.

Sendo assim, não deixe de conferir o material abaixo. Agradecemos sua visita ao blog e tenha uma boa leitura!

Entenda como funciona a escala de trabalho 

Demos uma breve explicação sobre a escala de trabalho anteriormente; para completar, você deve ter em mente que essa atividade é uma estrutura contendo os dias e os horários que seus colaboradores devem cumprir em relação à sua empresa de acordo com as próprias necessidades do seu negócio. 

Na CLT, constam algumas leis que dizem respeito à escala de trabalho; você deve ter conhecimento delas para que não haja erros.

Entretanto, ela não possui necessariamente um capítulo específico sobre as escalas de trabalho, todavia ela esclarece de forma clara a duração das jornadas de trabalho e os intervalos de descanso a que os colaboradores têm direito.

No Artigo 58 da CLT, é exposto que A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 (oito) horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.”

No Artigo 66, consta que “Entre 2 (duas) jornadas de trabalho haverá um período mínimo de 11 (onze) horas consecutivas para descanso.”

Assim, vemos, ainda, no Artigo 67 que “Será assegurado a todo empregado um descanso semanal de 24 (vinte e quatro) horas consecutivas, o qual, salvo motivo de conveniência pública ou necessidade imperiosa do serviço, deverá coincidir com o domingo, no todo ou em parte.” 

Dessa forma, você deve ficar atento a esses artigos antes de elaborar sua escala de trabalho em sua prestadora de serviços.

Veja agora como montar uma escala de trabalho eficiente

Existem 6 formas diferentes de escala de trabalho, as quais são organizadas por dias de trabalho e outras são de acordo com as horas de trabalho. Confira a seguir as seis maneiras possíveis de realizar essa estrutura:

  • 5×1: aqui, os colaboradores trabalham por 5 dias e têm direito de folgar 1. Então, nessa escala de trabalho, os colaboradores deverão ter 7 horas e 20 minutos de trabalho para não exceder o limite de 44 horas semanais;
  • 5×2: nessa escala de trabalho, o colaborador trabalha 5 dias por semana e folga dois. É a mais comum, os dias de folga caem no sábado e no domingo; nela, as jornadas de trabalho são compostas por 8 horas e 48 minutos, tendo 44 horas semanais;
  • 6×1: nesse tipo de escala de trabalho, os colaboradores trabalham 6 dias e folgam um. Aqui, pode ser escolhido o dia fixo da semana para a folga, todavia o colaborador deve possuir um domingo a cada sete semanas; 
  • 12×36: nesse caso, a escala de trabalho é feita com base nas horas de trabalho; sendo assim, o colaborador trabalha 12 horas e folga 36 horas;
  • 18×36: essa é semelhante à anterior, nessa escala de trabalho o colaborador realiza 18 horas de tarefas e folga 36 horas seguintes;
  • 24×48: sendo o último tipo de escala de trabalho, ela é mais conhecida para profissionais da polícia e para colaboradores de pedágios. Para você implementá-la na sua prestadora de serviços, caso deseje, deve-se consultar a convenção coletiva antes de aplicá-la, pois ela supera os limites previstos em lei.

Esses são os tipos mais comuns que vemos aqui, no Brasil, sendo aplicados pelas empresas. E para que a sua elaboração seja eficaz e sem erros, você pode contar com a ajuda de um bom profissional que irá auxiliar nesse processo. 

Audicor é o auxílio certo para a elaboração da sua escala de trabalho

Para fazer uma escala de trabalho eficiente na sua prestadora de serviços, sem cometer erros, você pode contar com a ajuda especializada da Audicor Contabilidade.

Iremos te auxiliar em todo esse processo de estruturação, tudo de acordo com o seu negócio e com as suas demandas.

Para saber mais, entre em contato conosco agora mesmo clicando no botão do ícone do WhatsApp no canto inferior direito.

Montar uma escala de trabalho em sua prestadora de serviços.

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Audicor Auditoria e Contabilidade.

A qualidade de nossos serviços aliada à parceria de nossos clientes faz da nossa contabilidade uma referência de modernidade e de eficiência em atendimento. 

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso você prefira, pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Aguardamos o seu contato!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top