skip to Main Content
Gestão Tributária Para Restaurantes – 3 Dicas Para Pagar Menos Impostos!

Gestão tributária para Restaurantes – 3 dicas para pagar menos impostos!

Entenda como uma boa gestão tributária pode diminuir os impostos que seu restaurante paga!

O setor alimentício movimenta bilhões de reais por ano, sendo grande parte dessa movimentação advinda de restaurantes, os quais são grandes possibilidades de empreendimento quando bem planejados!

Sendo assim, temos de levar em consideração não apenas o fato de serem muito rentáveis, mas também o fato de que deve haver muito gosto pela gastronomia para que se torne viável a opção de abrir um negócio voltado a esta área! 

Mas, para que o seu restaurante possa crescer de forma sólida e lucrativa é preciso muito planejamento e conhecimento, especialmente quando se trata da gestão tributária para restaurantes

Dessa forma, uma das questões mais importantes pelas quais você precisar fazer uma gestão tributária para seu restaurante, é que muitos desses estabelecimentos pagam impostos demasiados em relação ao que realmente deveriam pagar!

Será que isso está acontecendo com seu estabelecimento?

Portanto, para que você não tenha que arcar com impostos que não deveria pagar, vamos revelar para você 3 dicas para pagar menos impostos em seu restaurante.

Quer saber quais são?

Então vamos lá!

Faça o enquadramento tributário de sua empresa adequadamente

Atualmente há três modalidades de enquadramento fiscal mais utilizados:

  • Lucro Real.
  • Lucro Presumido.
  • Simples Nacional.

Logo, entre esses regimes de tributação, você deve analisar qual deles melhor se encaixa ao seu restaurante e qual é mais vantajoso para o seu ramo de atividade.

Talvez você acredite que optar pelo Simples Nacional seja sempre a forma mais econômica de pagar impostos.

Porém, isso NÃO pode ser considerado como uma verdade absoluta em todos os casos!

Teoricamente, o Simples Nacional, facilita as MPEs, possibilitando o pagamento unificado de tributos, mas essa facilidade nem sempre representa economia.

Por exemplo: João é dono de uma confecção e ao escolher o Simples Nacional, pagará um imposto sem necessidade; pois, para o seu setor, o IPI é 0%, já no Simples ele é obrigado a pagar 0,5% de seu faturamento por conta desse imposto.

Entendeu?

Sendo assim, é sempre bom contar com o auxílio de uma contabilidade, pois o contador especialista tem todo conhecimento, expertise e ferramentas para te inteirar sobre as melhores opções para sua tomada de decisão.

Analise a possibilidade de substituição tributária para o seu restaurante

A substituição tributária do ICMS é uma modalidade na qual o responsável por efetuar o recolhimento do imposto é o contribuinte e não o próprio gerador da ação da venda realizada.

Desse modo, o principal tipo de substituição tributária é aquele que antecede o fato gerador, isto é, o Industrial faz o recolhimento no lugar do atacadista/varejista e é exatamente esse que causa impacto no setor.

Dessa forma, vale fazer uma análise detalhada neste sentido e, lembre-se que cada Estado tenta resolver essa questão de uma forma diferente.

Atenção redobrada ao pagamento do PIS e Cofins

Existem duas condições que é preciso observar para seu restaurante não pagar mais impostos do que é devido.

São eles:

  • A Tributação sobre Base Zero para determinados itens como as carnes.
  • E a Tributação monofásica/substituição tributária, que envolve os setores de cigarros e de bebidas.

Nesse aspecto, o maior impacto negativo para o seu restaurante é você não observar os produtos que tem a incidência desse tipo de tributação e, assim, não reduzir da base de cálculo a receita desses itens.

Está percebendo como a tributação impacta diretamente em seu restaurante?

Visto isso, é essencial uma boa gestão tributária para restaurante e, para isso, um contador especializado nesse segmento é de grande ajuda, vez que ele é capaz de te inteirar  sobre as melhores soluções, além de possuir conhecimento e experiência da legislação desse setor.

E se você já possui um restaurante, ou vai abrir um, entre em contato conosco para identificarmos todos os pontos listados acima no seu negócio, visando ampliar seus lucros e reduzir impostos de forma legal!

Confira Nossos ServiÇos Min (1) - Contabilidade em Florianópolis - SC | Audicor Auditoria e Contabilidade

Back To Top
Open chat