Compartilhe nas redes:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Dicas de como declarar imposto de renda pessoa física

Se você é mais uma das pessoas que está preocupada em fazer a declaração do IRPF 2022, está no lugar certo! Confira agora mesmo tudo sobre o assunto!

Saiba que se você faz parte do grupo de pessoas que fizeram alguns investimentos específicos no ano passado, também terá que declarar o imposto de renda.

Fazer declaração do IRPJ não é uma das alternativas mais empolgantes. No entanto, todas as pessoas que tiveram rendimentos acima de um valor específico, precisam estar em dia com a Receita Federal. 

Nessas circunstâncias, o melhor a se fazer é se manter bem informado para declarar seus rendimentos e se livrar de qualquer complicação com o governo.

Portanto, confira tudo sobre o IRPF de 2022 a partir de agora!

O que significa IRPF?

O IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física é aquele imposto que se refere à renda e os proventos de cidadãos residentes do Brasil, ou até mesmo do exterior que recebem fontes do país.

As alíquotas mudam de acordo com a renda, onde os contribuintes que recebem abaixo do limite estabelecido pela apresentação obrigatória da declaração anual, ficam isentos da cobrança.

Hoje, as pessoas que devem fazer a declaração do IRPF são aquelas que possuem faturamento de R$28.559, 70. Em outras palavras, quem recebe R$2.379,98 por mês.

Se você vai declarar o IRPF neste ano, preparamos um material completo para você, para acessá-lo basta clicar aqui!

Dicas valiosas para envio da sua declaração do imposto de renda

No IRPF 2022, deve ser declarado tudo que a pessoa física ganhou e pagou no interior.

Portanto, a primeira dica para não ter problemas com a Receita Federal é: não omitir informações.

É necessário comunicar lucros associados à venda de bens e reformas em imóveis, aluguéis e despesas construtivas. Além disso, é importante também listar as fontes alternativas.

É de extrema importância que o contribuinte informe a receita todos os bens e direitos que fizeram parte do seu patrimônio até o último dia do ano de 2021.

Nessa categoria, são incluídos os veículos e Imóveis (independente do custo), além dos bens móveis que devem ser declarados.

Vale ressaltar que mesmo que você tenha recebido o resgate do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), rendimentos oriundos de ações judiciais ou recebimento de herança, todos eles devem ser comunicados à Receita Federal.

O mesmo se aplica aos investimentos de isenção do IR. Ou seja, a caderneta de poupança, LCA e LCI, bem como todos os rendimentos associados ao plano de previdência PGBL, também devem ser tributados pelo IRPF.

A segunda dica é ficar atento aos prazos para o envio da declaração. Os atrasos geram multas e desgaste para o contribuinte. 

Sendo assim, conte com a ajuda profissional!

Mesmo que pareça fácil enviar as informações, erros podem trazer prejuízos financeiros e muita dor de cabeça.

Portanto, contratar um contador é a maneira mais segura de declarar seu imposto de renda e ficar tranquilo.

É a sua primeira vez no IRPF? Chame  um especialista!

Se você vai declarar o IRPF pela primeira vez, é recomendado contar com ajuda de um especialista no procedimento.

Muitas dúvidas poderão surgir, portanto não deixe de contar com alguém que tenha experiência suficiente para cuidar da sua declaração deste ano.

Nós, da Audicor Contabilidade, somos especialistas em declaração de Imposto de Renda Pessoa Física e podemos te dar todo o suporte necessário para que você não caia na malha fina do governo em 2022.

Para entrar em contato conosco, basta clicar em qualquer um dos nossos ícones que aparecem na tela do seu aparelho.

Estamos te esperando!

Contratar um profissional para me auxiliar a realizar a declaração do IRPF!

5/5 - (1 voto)
Gostou? Compartilhe:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Fale com um especialista agora!

Preencha o formulário que entraremos em contato!
Não te mandaremos spam!

Se Livre Do Processo Burocrático

Estamos aqui para te ajudar a simplificar todas as etapas para abrir sua empresa
Nesse artigo você vai ver:
Favicon---Audicor---Contabilidade-em-Florianópolis---SC

Escrito por:

Audicor Auditoria e Contabilidade S.SS

Fundada em 1988, a Audicor pautou-se dentro do objetivo de agilizar os serviços de abertura de empresas. Com o passar do tempo o número de clientes foi se ampliando e a Audicor especializou-se em prestar toda a assessoria contábil, fiscal e trabalhista que uma empresa necessita. Sua sede se encontra na região central de Florianópolis, na Rua Tenente Silveira, 482 Sala 301.
Parta para as ações estratégicas e conte com a Audicor para a gestão da sua contabilidade.

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Esteja atento ao prazo de declaração de IR e às…
Cresta Posts Box by CP