Índice
Entenda os juros do Simples Nacional e evite-os em sua empresa
Aprenda como evitar juros do Simples Nacional e mantenha sua segurança fiscal e financeira
Empreendedor, você sabia que os juros do Simples Nacional podem te causar grandes problemas?
O Simples Nacional é um regime tributário diferenciado, simplificado e favorecido, previsto na Lei Complementar n.º 123, de 14.12.20061.
Este regime é aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Ele unifica oito impostos municipais, estaduais e federais em uma só guia de pagamento, facilitando o amenizando o pagamento de impostos.
Mas, para ter acesso a esses benefícios, é preciso se manter em dia com o pagamento, evitando os juros e maiores problemas.
Conheça a seguir esse problema e saiba como se proteger dele.
Confira também:
O que são os juros do Simples Nacional
Somente as empresas de menor porte podem optar pelo regime tributário do Simples Nacional.
A definição do porte de uma empresa é feita pelo faturamento da mesma:
A Microempresas (ME) corresponde à companhia com até 360 mil reais de faturamento nos últimos 12 meses e as Empresas de Pequeno Porte (EPP) de 360 mil reais a 4,8 milhões de reais de faturamento nos últimos 12 meses.
Mas, como uma empresa menor, é possível passar por dificuldades financeiras. E, se um dia eu não puder pagar os tributos?
Os juros do Simples Nacional são cobrados quando há atraso no pagamento dos impostos.
O valor mensal dos impostos é acrescido de juros, conforme o Sistema Especial de Liquidação e de Custódia – Selic.
Por isso, um valor pequeno pode se tornar um grande prejuízo para empresas que não pagam os tributos em dia!
Como calcular os juros no Simples Nacional
Os juros do Simples Nacional atrasado são incluídos no DAS no montante de 1% ao mês. Além disso, é cobrada multa por dia.
Para calcular os juros some os dias do pagamento que estão em atraso a partir do primeiro dia útil após o vencimento da guia do DAS.
Adicione a % dos juros ao valor da guia do DAS para cada dia de pagamento atrasado.
E por fim, encerre a conta dos juros, tendo em mente o dia exato no qual você fará o pagamento da arrecadação mensal do Simples Nacional.
Para fazer esse cálculo é preciso conhecer bem cada valor. Fale com um especialista para te ajudar nisso e evitar dor de cabeça.
PEÇA AJUDA PARA CALCULAR OS JUROS DO SIMPLES NACIONAL!
Como evitar os juros no sistema Simples Nacional
Não há outra forma. Para evitar os juros do Simples Nacional, é importante estar sempre em dia com o pagamento dos impostos.
Lembre-se de observar o vencimento da parcela de impostos das empresas, que neste regime acontece no 20º dia de cada mês.
Mantenha seus registros financeiros e contábeis precisos, assim é possível evitar problemas em sua gestão e no pagamento dos tributos.
Fale com nossos especialistas e não erre na sua gestão tributária
Se tem uma coisa que sabemos é que, entender como funcionam os juros do Simples Nacional e obedecer às regras do regime, é fundamental para evitar surpresas desagradáveis e manter a saúde financeira da sua empresa.
Lembre-se sempre de pagar os impostos em dia e, caso haja algum atraso, é preciso regularizar quanto antes.
Por isso, nos dá Audicor Auditoria e Contabilidade e oferecemos apoio totalmente capacitado para a resolução dessas questões.
Fale conosco agora e garanta a tranquilidade da sua empresa.
GARANTA UMA GESTÃO PRECISA DO SIMPLES NACIONAL!
Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Audicor Auditoria e Contabilidade.
A qualidade de nossos serviços aliada à parceria de nossos clientes faz da nossa contabilidade uma referência de modernidade e de eficiência em atendimento.
Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso você prefira, pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua tela.
Aguardamos o seu contato!
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!
This Post Has 0 Comments