skip to Main Content

Como funciona a equiparação hospitalar para clínicas?

Saiba tudo sobre a equiparação hospitalar para clínicas médicas!

Sumário

Saiba tudo sobre a equiparação hospitalar para clínicas médicas

Veja o que é, quais seus benefícios e como a equiparação hospitalar pode ajudar a gestão da sua clínica médica. Fique por dentro do assunto!

Você sabia que, com a equiparação hospitalar, sua clínica médica pode pagar menos impostos?

Essa é uma estratégia tributária legal, que pode proporcionar uma economia significativa para seu negócio, bem como oferecer outros benefícios para sua gestão.

Pensando nisso, abordaremos mais sobre o assunto, bem como quais são os passos para fazê-la e como o apoio contábil pode ser determinante.

Portanto, acompanhe a leitura para tirar eventuais dúvidas!

Leia também:

O que é equiparação hospitalar?

Clínicas médicas que oferecem serviços parecidos com os de hospitais podem se beneficiar da equiparação hospitalar, que é um mecanismo que reduz os impostos que elas pagam sobre o lucro.

Esses impostos são o IRPJ e o CSLL, cobrados pelo governo federal.

Dessa forma, para pagar menos impostos, as clínicas médicas podem se apoiar na Lei n.° 9.249/2015, que calcula o lucro dos hospitais de forma diferente, e na Instrução Normativa 1234/2012, que diz quais serviços são hospitalares para o governo federal.

Esses serviços estão nas atribuições 1 a 4 da Resolução RDC 50/2002, que controla as atividades dos locais de saúde.

Quais são seus reais benefícios para clínicas médicas?

A equiparação hospitalar pode proporcionar uma série de benefícios, como a redução de impostos citada anteriormente.

No sistema de tributação do Lucro Presumido, por exemplo, esses impostos têm seus cálculos em cima de uma alíquota de 32% da receita bruta.

Por meio dessa estratégia, a alíquota reduz para 8% e 12% para o IRPJ e CSLL, respectivamente.

Isso se refere a uma economia de até 60%.

Além da economia tributária, a equiparação hospitalar também pode trazer outras vantagens para as clínicas médicas, como maior competitividade, segurança jurídica e a possibilidade de recuperar impostos pagos a mais.

Veja 4 passos para uma equiparação em sua clínica

Para fazer a equiparação hospitalar, o gestor de uma clínica médica precisa seguir alguns passos, conforme seus requisitos.

Contabilidade Para Saude - Contabilidade em Florianópolis - SC | Audicor Auditoria e Contabilidade

Dentre os principais, podemos destacar:

  1. Optar pelo regime tributário do Lucro Presumido;
  2. Ser Sociedade Empresária, tendo dois ou mais sócios;
  3. Atender as normas definidas pela Anvisa;
  4. Solicitar a equiparação junto à Receita Federal.

Vale destacar que a solicitação da equiparação hospitalar pode ser feita através de um processo administrativo.

No entanto, para evitar maiores problemas, é crucial ter apoio de uma contabilidade especializada em sua área de atuação.

Como a contabilidade para área da saúde pode te ajudar?

Pudemos perceber que o processo para solicitar a equiparação hospitalar, em sua clínica médica, pode se tornar burocrática e cansativa.

Dessa forma, exige uma análise minuciosa e atenção a cada etapa realizada.

Uma contabilidade para área da saúde é essencial nesse momento, pois pode avaliar a viabilidade de garantir esse benefício, bem como realizar um diagnóstico tributário para identificar outras oportunidades de economia e evitar riscos.

Com os especialistas ao seu lado, também terá orientações quanto às melhores práticas de gestão contábil e fiscal para sua clínica médica, atendendo às normas vigentes para sua área.

Vale destacar que a contabilidade pode garantir o cumprimento de todas as obrigações legais, mantendo o bom funcionamento do seu estabelecimento e garantindo que não surjam eventuais problemas administrativos.

Nós, da Audicor, podemos te ajudar!

Contamos com serviços especializados para a área da saúde, que podem entregar as melhores soluções para o seu dia a dia.

Por que contar com os especialistas da Audicor?

Há mais de 30 anos atuando no mercado contábil, a Audicor conta com um time de especialistas que visam entregar estratégias focadas às reais necessidades de nossos clientes nas áreas contábil, fiscal e trabalhista.

Dessa forma, podemos usufruir da experiência de nossos especialistas, para garantir que sua clínica médica se beneficie da equiparação hospitalar, conseguindo obter vantagens e reduzir seus impostos.

Nosso time preza pela qualidade e excelência em nossos serviços, entregando toda a modernidade e eficiência para tornar a sua gestão mais segura.

Portanto, melhore seus resultados com o apoio da Audicor Contabilidade!

Quero falar com os especialistas da Audicor!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Audicor Auditoria e Contabilidade.

A qualidade de nossos serviços aliada à parceria de nossos clientes faz da nossa contabilidade uma referência de modernidade e de eficiência em atendimento. 

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso você prefira, pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Aguardamos o seu contato!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Summary
Como funciona a equiparação hospitalar para clínicas?
Article Name
Como funciona a equiparação hospitalar para clínicas?
Description
Veja o que é, quais seus benefícios e como a equiparação hospitalar pode auxiliar a gestão de sua clínica médica. Fique por dentro do assunto!
Author
Publisher Name
marketing@audicor
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça As Suas Dúvidas Com Nossa Equipe

Veja também

Posts Relacionados

Defina O Cnae Advogado Correto E Pague Menos Impostos! - Contabilidade em Florianópolis - SC | Audicor Auditoria e Contabilidade

CNAE Advogado: como escolher o ideal?

CNAE Advogado: como escolher o ideal? Classifique as atividades econômicas do seu escritório de advocacia e garanta a cobrança correta dos impostos. Saiba mais sobre

Back To Top