skip to Main Content
5 Dicas De Planejamento Financeiro Para Clínicas Médicas Em Florianópolis – SC

5 Dicas de Planejamento Financeiro para Clínicas Médicas em Florianópolis – SC

O primeiro e mais importante passo no processo de planejamento financeiro para clínicas médicas em Florianópolis – SC, é definir todas as metas financeiras de curto e longo prazo do Empreendimento. É sobre essa e outras dicas que iremos falar no artigo de hoje!

Boa leitura Doutor!

A importância do Planejamento Financeiro para Clínicas Médicas em Florianópolis – SC

Todas as empresas, grandes ou pequenas, novas ou consolidadas, podem se beneficiar de uma gestão financeira eficiente, independente se ela está sediada em São Paulo – maior centro econômico do País, ou em Sergipe, considerado o menor Estado do Brasil em extensão territorial. E no setor da saúde não é diferente! 

Um bom planejamento financeiro para clínicas médicas em Florianópolis – SC, significa que além de seus gestores terem uma visão holística do negócio, trazendo clareza para decisões estratégicas mais assertivas, a clínica terá sustentabilidade financeira e maior lucratividade!

Uma clínica médica precisa de pacientes… precisa de entradas financeiras, e claro, não somente de cuidar bem dos clientes, visto que a gestão total da clínica, geram impactos reais e efetivos no negócio!

Você precisa melhorar e potencializar os resultados financeiros sua clínica médica? 

Sabia que nesse sentido, o planejamento financeiro para clínicas médicas é a solução que você busca!

Hoje, você conhecerá a importância do planejamento financeiro para clínicas médicas e o quanto uma boa gestão financeira pode ser o fator crucial para a expansão e crescimento do negócio. 

Então, veja as 5 dicas que preparamos para você!

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade em Florianópolis - SC | Audicor Auditoria e Contabilidade

1º- Equilibrar metas de negócios e metas pessoais

Como já dissemos acima, o primeiro e mais importante passo no processo de planejamento financeiro de uma clínica médica em Florianópolis – SC, é a definição das metas financeiras de curto e longo prazo do negócio, além da definição das metas financeiras pessoais dos gestores. Isso porque, em muitos casos, as metas de negócios podem interferir e colidir com metas financeiras pessoais. As metas de negócios para expandir a empresa ou comprar novos equipamentos, podem interferir negativamente em seus objetivos pessoais, como manter um bom plano de capitalização ou a educação universitária para seus filhos. 

Encontrar o equilíbrio certo entre seus objetivos comerciais e pessoais é fundamental para alcançá-los. Priorizar um sobre o outro pode prejudicar tanto o sucesso financeiro do negócio, quanto o seu próprio sucesso financeiro a longo prazo. 

Veja também: Redução legal de tributos para clínicas e laboratório médicos – como garantir?

2º- Controle de forma disciplinada os custos do negócio

Até mesmo a melhor ideia pode falhar se não gerar lucro. Em termos numéricos simples, a receita da clínica deve ser maior que as despesas. Muitos empreendimentos na área da saúde não conseguem porque a empresa não pode gerar receita suficiente para cobrir todos os custos. 

Contabilidade Para Saude - Contabilidade em Florianópolis - SC | Audicor Auditoria e ContabilidadePowered by Rock Convert

Claramente, a primeira resposta a esta questão será gerar mais receita. No entanto, muitas empresas de sucesso na área da saúde, se notabilizaram exatamente pelo seu foco que seus gestores mantem no controle de custos. 

Donos de clínicas médicas devem se concentrar no controle de suas empresas. Todos devem acompanhar e analisar cada custo. Um gestor financeiro de clínicas médicas deve procurar deficiências e sobreposições operacionais, compensações baseadas em resultados, economias de escala e formas de aumentar a produtividade.

3º- Controle do Fluxo de Caixa e Liquidez

Qualquer empresa precisa de dinheiro para manter um crescimento saudável. E para as clínicas médicas de Florianópolis – SC, não é diferente! Não surpreendentemente, o proeminente investidor americano Warren Buffet  prefere investir em empresas que geram fluxos de caixa significativos. Isso é premissa para qualquer investidor!

A capacidade de gerar caixa a partir de suas operações de consultas e procedimentos médicos, determinará a capacidade da clínica de pagar seus funcionários, sócios, credores e fornecedores. Construir um sistema disciplinado de fluxo de caixa e liquidez, e manter um capital de giro para emergências é fundamental.

4º- Mantenha um Fundo de Reserva

Assim, como você precisa ter um estoque básico de alimentos em sua casa, para necessidades do dia a dia, é com o fundo de reservas…

Por exemplo, você lembra que naquela época os caminhoneiros pararam e faltou comida em supermercados, medicamentos em hospitais e um monte de outras necessidades por causa da paralisação?

Bom, a sua clínica pode não ter sido afetada ou talvez sim, mas em todo caso, são nesses momentos que um fundo de reservas serve!

Por exemplo, um fundo de reservas ajuda em pagamentos inesperados, em saídas emergenciais… afinal, você nunca sabe quando um equipamento irá quebrar ou quando precisará de mais dinheiro do que o normal.

5º- A real necessidade de ter um escritório contábil especializado em clínicas médicas

A escolha de um escritório contábil, especializado em contabilidade para clínicas médicas, pode ser a receita ideal para o sucesso. Sabia disso?

É nesse sentido que entra o verdadeiro valor de um planejamento financeiro para clínicas médicas em Florianópolis – SC, visto que através dele, é possível cuidar das finanças adequadamente, gerar maior lucratividade e economia, ter maior controle monetário e de resultados, dentre outras ações pertinentes. 

Dito isto, por causa dos inúmeros benefícios que se pode obter através de um planejamento financeiro, é que serão estabelecidas estratégias que somente um contador com vivências no segmento, pode gerar a sua clínica!

Afinal, se o que você precisa é reduzir os custos com pagamento dos impostos da empresa, planejar melhor sua declaração de Imposto de renda, reduzir as despesas gerais da clínica e ainda conseguir mais lucro e economia, venha falar conosco agora mesmo!

Estamos prontos para agendar sua consulta doutor, e diagnosticar – de forma precisa – a real situação da saúde financeira da sua clínica médica!

 

Back To Top
Open chat