skip to Main Content

Impostos Simples Nacional: o que você precisa saber?

Saiba Como Funciona O Pagamento De Impostos Do Simples Nacional! - Contabilidade em Florianópolis - SC | Audicor Auditoria e Contabilidade

Sumário

Saiba como funciona o pagamento de impostos do Simples Nacional

Fique por dentro de todas as questões envolvendo a tributação e o pagamento de impostos do regime tributário do Simples Nacional. Saiba mais!

O Simples Nacional é um regime tributário simplificado e diferenciado para as micro e pequenas empresas, que permite o pagamento de até oito impostos e contribuições em uma única guia mensal.

Mas, afinal, você sabe quais são esses impostos e como calculá-los?

Neste artigo, iremos explicar como funciona o recolhimento e pagamento dos tributos desse sistema de tributação, bem como quais são os principais a serem pagos.

Além disso, mostraremos como a assessoria fiscal pode te auxiliar nesse processo…

Fique por dentro e evite problemas tributários!

Leia também:

Como funciona o pagamento de impostos do Simples Nacional?

O pagamento de impostos do Simples Nacional é feito por meio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional, que deve ser gerado, mensalmente, no Portal do Simples Nacional, até o dia 20 de cada mês.

O valor do DAS é calculado com base na receita bruta da empresa, nos últimos 12 meses, no tipo de atividade exercida e na alíquota correspondente.

O Simples Nacional é composto por cinco anexos, que definem as alíquotas e os impostos a serem pagos, conforme o código CNAE da empresa.

Esses anexos são:

  • Anexo I: comércio;
  • Anexo II: indústria;
  • Anexo III: serviços e locação de bens móveis;
  • Anexo IV: serviços;
  • Anexo V: serviços.

Vale destacar que cada anexo possui seis faixas de faturamento, que variam de R$180 mil a R$4,8 milhões por ano. Cada faixa conta com uma alíquota inicial e parcela a ser deduzida.

Para realizar esse cálculo, basta aplicar a seguinte fórmula:

  • DAS = (Receita Bruta nos últimos 12 meses x Alíquota) — Parcela a Deduzir.

Mas, para realizar o cálculo, é preciso entender quais são os principais impostos a serem pagos pelas empresas…

Quais os principais impostos a serem pagos pelas empresas?

Os principais impostos a serem pagos pelas empresas no Simples Nacional são:

  • Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ);
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS);
  • Contribuição para o PIS/PASEP;
  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
  • Imposto sobre Serviços (ISS);
  • Contribuição Patronal Previdenciária (CPP).

Esses impostos não são apenas recolhidos em conjunto no DAS, mas possuem percentuais diferentes de repartição, conforme o anexo e a faixa de faturamento da empresa.

Quanto as empresas devem pagar de impostos no Simples Nacional?

O valor dos impostos no Simples Nacional depende do faturamento da empresa, do tipo de atividade exercida e da alíquota correspondente.

Para saber quanto a empresa deve pagar de impostos no Simples Nacional, é preciso consultar as tabelas dos anexos do regime e aplicar a fórmula do DAS.

Como uma assessoria fiscal pode auxiliar com os impostos?

Uma assessoria fiscal é um serviço especializado que pode auxiliar as empresas, com os impostos do Simples Nacional, oferecendo benefícios como a elaboração do planejamento tributário, que permite reduzir a carga tributária.

Além disso, os profissionais acompanham todas as mudanças nas leis tributárias, ajudam na emissão e pagamento do DAS, bem como apuração dos impostos de maneira correta.

Nós, da Audicor, contamos com um time altamente qualificado e experiente, que pode te ajudar com essas e outras questões envolvendo os impostos desse regime tributário.

Conte conosco, da Audicor

Há 35 anos no mercado contábil, prezamos agilizar os serviços de abertura de empresas e prestar toda a assessoria contábil, fiscal e trabalhista que os empresários precisam.

Dessa forma, direcionamos corretamente para que cumpram com as obrigações necessárias para evitar problemas junto ao Fisco.

Portanto, conte conosco e melhore otimize o recolhimento dos seus impostos!

Quero contar com a Audicor em minha rotina!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Audicor Auditoria e Contabilidade.

A qualidade de nossos serviços aliada à parceria de nossos clientes faz da nossa contabilidade uma referência de modernidade e de eficiência em atendimento. 

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso você prefira, pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Aguardamos o seu contato!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça As Suas Dúvidas Com Nossa Equipe

Veja também

Posts Relacionados

Defina O Cnae Advogado Correto E Pague Menos Impostos! - Contabilidade em Florianópolis - SC | Audicor Auditoria e Contabilidade

CNAE Advogado: como escolher o ideal?

CNAE Advogado: como escolher o ideal? Classifique as atividades econômicas do seu escritório de advocacia e garanta a cobrança correta dos impostos. Saiba mais sobre

Back To Top