skip to Main Content
Redução De Custos: Como A Contabilidade Pode Contribuir Para Seu Escritório De Advocacia

Redução de custos: como a contabilidade pode contribuir para seu escritório de advocacia

Inteligência jurídica: essencial para o advogado e para a contabilidade de um escritório de advocacia.

O termo envolve redução de custos, que é o assunto que vamos tratar neste artigo.

Redução de custos em um escritório de advocacia – e em toda empresa – é vital para que os resultados melhorem. Cortar gastos e otimizar finanças não é tarefa fácil, mas vale a pena: até a prestação de serviços jurídicos do seu escritório vai ter maior eficiência.

Afinal, um advogado deve ter todos os gastos sob controle, evitando inadimplência, desperdícios e custos inesperados. 

Continue a leitura e saiba mais sobre redução de custos em seu escritório de advocacia!

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade em Florianópolis - SC | Audicor Auditoria e Contabilidade

Por onde começar a redução de custos?

Primeiro, avalie seus custos e identifique quais deles precisam ser mantidos para produzir lucros. Esse trabalho pode ser realizado por um bom gestor, que vai começar o planejamento financeiro incluindo uma política de redução de custos.

Uma política de redução de custos não é apenas determinar cortes de gastos aos funcionários. Estamos falando no engajamento de todos os colaboradores para diminuir gastos, de maneira que todos se sintam motivados e entendam a política implantada.

Em resumo, redução de custos é economizar recursos do escritório. Essa ideia precisa estar clara para você e seus funcionários.

Benefícios do corte de custos

A redução de custos traz vários benefícios para seu escritório de advocacia, sejam a curto, médio ou longo prazo. Quer exemplos? Promoções para os clientes e salários maiores para os funcionários, além de mais lucros no presente e no futuro.

Entenda a política de redução de custos como uma maneira de otimizar as atividades – e o crescimento – do escritório, não apenas uma prevenção contra riscos. 

Ao implantar uma estratégia de redução de custos, procure ter uma relação horizontal entre os profissionais do escritório jurídico, como é de praxe nesse tipo de negócio, que frequentemente une advogados de diferentes especialidades. 

Veja, a seguir, algumas dicas para diminuir os custos em seu escritório de advocacia.

Dicas para diminuir custos em seu escritório

Otimize tarefas

Atividades organizadas, monitoradas e realizadas no tempo certo aumentam a produtividade e permitem a redução de custos. 

Elimine ao máximo erros e funcionários obsoletos.

Diminua gastos do dia a dia

Estamos falando de ligações telefônicas desnecessárias ou longas demais, ou até planos empresariais de operadoras de celular que podem ser revistos.

Ligações interurbanas e para celulares são as mais caras, cuidado com elas. O Skype ou o WhatsApp podem ajudar você a diminuir os custos, com envio de textos e áudios, e chamadas de voz e de vídeo.

Outra alternativa para redução de custos: menos papel – até pela responsabilidade social, que é voltada, entre outras coisas, à preservação da natureza. Você tem a possibilidade da digitalização, fotos, vídeos… Além disso, papéis ocupam mais espaço físico e pedem constante cuidado em relação à sua segurança, embora os hackers ameacem os documentos digitais – há formas cada vez mais inovadoras de os combater:

  • antivírus;
  • backups automáticos;
  • criptografia de dados;
  • senhas seguras;
  • armazenamento em nuvem;
  • certificados digitais com assinatura digital que não necessitam de cartório nem impressão e oferecem segurança. 

Papel às vezes é necessário, mas verifique se pode substituí-lo.

Outra coisa: tinta para impressoras – elas podem ser bem caras, se originais, o que não vai danificar seu equipamento! 

Mais uma dica: menos gastos com energia elétrica. Para que tantas luzes acesas? Não esquecer de desligá-las se não utilizadas. Sem movimentação de pessoas, sem lâmpadas ligadas. As do tipo LED são mais caras, mas mais econômicas na conta de luz.

Quer mais? Para que copos descartáveis? Por que não canecas da organização? Menos lixo, redução de gastos.

Cuidado com as viagens

Viagens a trabalho podem ser necessárias, mas elas envolvem altos custos em muitos casos. Planeje bem as viagens inevitáveis – por exemplo, para fechar grandes negócios.

Lembre-se de que reuniões já podem ser realizadas online através de programas, então nem sempre é necessário viajar.

Ademais, que tal utilizar um software para redução de custos? Um programa de gestão de receitas e despesas que gere relatórios para o escritório. O ideal é que seja especializado em escritórios de advocacia.

Esperamos que você tenha apreciado nosso conteúdo sobre redução de custos em escritórios de advocacia. Se gostou, compartilhe!

E se houver qualquer dúvida entre em contato conosco!

Até breve!

Back To Top
Open chat