skip to Main Content
Contabilidade Tributária – Tenha O Planejamento Dos Tributos Do Seu Escritório De Advocacia Em Dia!

Contabilidade Tributária – Tenha o planejamento dos tributos do seu escritório de advocacia em dia!

Contar com o suporte de uma contabilidade é de suma importância para o sucesso dos escritórios de advocacia.

Afinal, além do fechamento de novos processos e relacionamento transparente com o cliente, atentar-se aos tributos, impostos e demais obrigações é parte fundamental do planejamento. Neste sentido, a contabilidade tributária, uma das ramificações da contabilidade, tem papel crucial.

Realizar ações assertivas neste nicho permite que a sociedade de advogados apure todos os impostos devidos, realize os pagamentos sem multas e juros e, principalmente, permaneça regularizada junto ao Fisco.

Quer conhecer um pouco mais sobre as vantagens e a importância de adotar uma boa contabilidade tributária? Continue conosco!

Confira Nossas Especialidades Gif - Contabilidade em Florianópolis - SC | Audicor Auditoria e Contabilidade

Funcionamento da contabilidade tributária

A contabilidade tributária destaca-se, inicialmente, por duas atividades: a apuração do resultado tributário de um determinado ano e o posterior registro da provisão relacionada ao recolhimento destes impostos.

Além disso, também se torna responsável pela escrituração dos livros fiscais, preenchimento de guias de recolhimento de impostos e orientação, a nível de suporte, aos advogados e demais profissionais envolvidos que lidam diariamente com a contabilidade.

Resumidamente, para você entender melhor como funciona a contabilidade tributária:

Antes de definir os regimes tributários, por exemplo, o contador realizará um levantamento de dados importantes para as decisões, como as receitas e despesas mensais, como se dão os processos produtivos, os tipos de insumos e recursos utilizados pelo negócio e o tipo de cliente que o escritório atende – se pessoa jurídica, pessoa física, dentre outros.

A partir destas informações, o escritório de contabilidade definirá os tipos de impostos que devem ser recolhidos. Além disso, realizará a gestão tributária com base em um planejamento tributário previamente definido. 

Por que uma boa contabilidade tributária faz toda a diferença?

Você já sabe que a contabilidade tributária possui como principal finalidade a redução de tributos. Sendo assim, apostando em uma equipe realmente profissional, é possível planejar o ano tributário do seu escritório de advocacia, a partir da análise de todo o histórico.

A avaliação dos dados possibilita a escolha acertada do melhor regime tributário para o seu escritório. A partir daí, as atividades serão tributadas corretamente, sem custos tributários extras. Ou seja, seu escritório irá recolher apenas os impostos necessários para a referida prestação de serviços.

Do ponto de vista da viabilidade do negócio, a contabilidade tributária tem grande importância no sucesso ou fracasso de um escritório jurídico. 

Um motivo importante acerca do fechamento destes, por exemplo, é a gestão ineficiente dos impostos. Ou seja, os advogados, muitas vezes, pagam mais do que realmente devem – comprometendo os investimentos realmente necessários.

Para evitar situações similares e planejar corretamente os tributos, contar com o suporte de um escritório que torne-se responsável pela contabilidade tributária da sua firma de advocacia é a melhor escolha! Você reduzirá consideravelmente os erros contábeis – que representam mais custos e podem atingir os balanços mensal e anual.

Ficou com alguma dúvida ou deseja informações adicionais sobre a atuação da contabilidade tributária junto ao seu escritório de advocacia? Fale conosco!

Back To Top
Open chat