skip to Main Content
Controle Financeiro: Como Aplicar Em Um Escritório De Advocacia?

Controle financeiro: como aplicar em um escritório de advocacia?

Advogado, O Controle Financeiro É O Que Seu Escritório Precisa Para Sobreviver Aos Momentos De Crise E Crescer Nos Momentos De Prosperidade!

Descubra como, em todos os momentos, o controle financeiro é crucial para o seu escritório de advocacia.

Após anos de estudo e muita dedicação para compreender as leis, passar pela prova da OAB e começar a atuar como advogado, finalmente, constituir o próprio escritório é algo recompensador, porém, também, desafiador. 

Afinal, momentos de prosperidade e de crise ocorrem sem que possamos prever – como o atual momento de crise causada pela pandemia do Coronavírus. Entretanto, é possível estar sempre preparado para qualquer situação. 

Por meio do controle financeiro, o escritório que você se dedicou tanto para abrir estará preparado para lidar com todos os imprevistos que possam surgir. E, hoje, vamos te mostrar como. 

E então, vamos lá? Boa leitura! 
Audicor Gif Advogado Autonomo Sociedade Simples - Contabilidade em Florianópolis - SC | Audicor Auditoria e Contabilidade

Controle financeiro – O segredo para estar preparado para tudo! 

O financeiro é um aspecto inerente a diversas obrigações do seu escritório, afinal, é por meio do capital que são pagos os tributos, água, luz, aluguel e demais insumos necessários para a sua atuação. 

Dessa forma, controlar cada um desses gastos é essencial para que todas as suas obrigações financeiras sejam cumpridas dentro dos prazos estipulados, evitando, assim, multas e complicações. 

Com um controle financeiro eficiente, mesmo em momentos de crise, você estará, sem dívidas, com um fundo de reservas e preparado para manter seu escritório firme. 

E em momentos prósperos, você poderá aproveitar as oportunidades para investir em melhorias e no crescimento do seu escritório, o tornando cada vez mais uma referência. 

Sendo assim, agora, vamos ver estratégias eficientes para que você possa ter um controle financeiro impecável. 

Fluxo de caixa 

O fluxo de caixa é simplesmente essencial quando falamos de controle financeiro. 

Aqui, você deve ter controle de todas as entradas e saídas realizadas, ou seja, todas as obrigaçẽs fiscais e pagamentos que precisam ser feitos devem ser registrados – até mesmo a compra de uma caneta. 

Não é exagero, o registro das saídas deve incluir até os valores mais mínimos, maximizando a eficiência e assertividade do fluxo de caixa. 

E, claro, toda entrada também deve ser registrada, seja pelo recebimento de honorários ou outras fontes, como retorno de investimentos, por exemplo. 

Esse registro pode ser feito por um software, caso possa investir em um, ou até mesmo uma planilha. O importante é ter disciplina. 

Controle de contas a pagar e a receber

Que você precisa pagar toda as contas, é um fato. Mas você faz isso da forma mais eficaz? 

Organize suas contas a pagar fixas de acordo com datas de vencimento, colocando também o valor e qual a finalidade dessa conta, assim, você não irá esquecer e nem perder prazo. 

Da mesma forma, sempre que houver uma data definida para o recebimento de capital, registre-o e, quando possível, organize as datas de suas contas a pagar, de acordo com a data de recebimento, pois, assim, você terá a certeza de capital disponível. 

Sabemos que não é possível controlar totalmente custos variáveis, porém, sempre conte com a existência deles e registre-os quando houver. 

Fundo de reserva 

Estar preparado é essencial, por isso, construa o seu fundo de reserva constantemente, de forma a ter segurança pelo máximo de tempo possível, em caso de emergências. 

O ideal é chegar a ter um fundo de reserva que seja capaz de cobrir um ano de seus custos fixos. 

Conte com a expertise de quem pode te promover um controle financeiro impecável! 

Na teoria, tudo tende a ser mais simples, por isso, sabemos que ter um controle financeiro realmente efetivo não é fácil, especialmente em uma rotina cheia, como a de um advogado. 

Porém, isso não precisa – e nem deve – ficar apenas sob sua responsabilidade! 

Contar com a expertise de profissionais que são especialistas em números é essencial para a saúde do seu financeiro, e é exatamente isso que uma contabilidade para advogados pode te oferecer! 

E, nós, da Audicor, dispomos de profissionais altamente qualificados para estar ao seu lado, em todas as situações, garantindo não apenas um controle financeiro impecável, mas, também, eficiência em todos os outros aspectos contábeis. 

Por isso, não hesite em contar conosco!
QUERO OBTER SUCESSO COMO ADVOGADO!

Back To Top
Open chat