skip to Main Content
Escrituração Contábil Para Advogados – O Que Você Precisa Saber?

Escrituração Contábil para Advogados – O que você precisa saber?

Seu Escritório De Advocacia Tem Memória, Identidade E Planejamento? Sem Uma Boa Escrituração Contábil Isso É Impossível!

Descubra porque a escrituração contábil é tão importante à gestão do seu escritório de advocacia e esteja preparado para se manter em um contínuo crescimento!

Advogado(a), é nítido que o mercado exige planejamento de qualquer pessoa jurídica que queira se manter em regularidade e crescimento, mesmo com os impactos da crise.

Se por um lado temos empresas que não conseguem atrair clientes, por outro temos empresas que simplesmente não conseguem atendê-los, justamente pelo isolamento social.

Em meio a essas duas categorias – que não definem todos os negócios, mas a maior parcela – se encontra o seu escritório ou atividade liberal.

Não como uma empresa propriamente dita, mas como uma atividade que, sim, é essencial à sociedade, porém, que assim como qualquer outro CNPJ, precisa pagar contas, funcionários, recolher impostos e ainda planejar suas ações e fluxo de caixa para os próximos meses.

E, por mais que essa frase já tenha se tornado padrão pelo Brasil a fora:

“Não está fácil para ninguém!”

Sendo assim, embora muitos olhem para alternativas e novas abordagens para o mercado atual – o que é realmente muito necessário -, acabam se esquecendo do básico.

O básico que muitas vezes, antes da crise mesmo, já era facilmente esquecido e deixado de lado, como uma simples obrigação fiscal…

Isso mesmo, estamos falando da escrituração contábil para advogados!

E, portanto, caso você queira entender como ela é essencial para o seu escritório de advocacia nos dias atuais, continue conosco, pois, ao final deste artigo, decerto compreenderá como um contador pode ser o ponto de salvação do seu escritório.
Audicor Gif Advogado Autonomo Sociedade Simples - Contabilidade em Florianópolis - SC | Audicor Auditoria e Contabilidade

O que é a escrituração contábil para advogados?

Comecemos pela definição, assim é possível compreender com maior clareza o tema ao qual nos referimos e como ele se aplica no seu dia a dia.

Sendo assim, a escrituração contábil se trata do registro de todos os fatos administrativos, financeiros, tributários e fiscais de uma empresa, servindo, assim, para que seja comprovada a regularidade da pessoa jurídica e a elaboração do seu balanço patrimonial.

Salvos os Microempreendedores Individuais – aos quais nem devemos dar atenção nesta publicação, uma vez que advogados não podem ser MEI – toda pessoa jurídica está obrigada a realizar a escrituração contábil, como podemos ver no Código Civil:

Art. 1.179. O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.

A escrituração além da obrigatoriedade

Portanto, como podemos entender, a escrituração contábil é uma atividade obrigatória e importante aos escritórios de advocacia, mas, você mesmo(a), faz o pleno uso dela – ainda mais agora?

Pense conosco, a função da escrituração contábil, basicamente, é reunir, centralizar e arquivar informações.

Informações que pertencem ao seu negócio!

Dessa forma, fazendo pleno uso de uma gestão aliada à sua contabilidade, é possível não somente entender o cenário atual da sua empresa, como um todo, mas também prever o que pode ser feito.

É importante ressaltar, nossa intenção não é atribuir toda a responsabilidade da salvação do seu escritório à escrituração contábil.

Contudo, destacamos que ela é sim um ponto de partida para que você possa trabalhar com uma gestão estratégica baseada em dados.

No entanto, para que isso possa realmente acontecer, é preciso contar com especialistas em sua área de atuação.

Assim, análises podem ser realizadas com maior efetividade e você pode focar muito mais na sua operação.

Resumindo, você potencializa o desempenho do seu escritório ou atividade liberal, sem necessariamente contratar um novo serviço…

Apenas tem uma nova abordagem sobre a sua escrituração contábil e como ela pode ser útil ao seu negócio.

No mínimo, interessante, não é mesmo?

Portanto, caso queira saber mais sobre como um escritório de contabilidade especializado em advogados pode te ajudar, acesse esta página: Contabilidade para Advogados.

Se esse não é o melhor momento para cuidar do seu negócio como ele merece, lembre-se que amanhã pode ser tarde demais.
QUERO OBTER SUCESSO COMO ADVOGADO!

Back To Top